“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Nascimento, Patrícia, Rodrigues, Ana, Couceiro, Fernanda, Vieira, Rui, Vieira, Celina Tenreiro, Jorge, Manuela Maria Costa, Paixão, Fátima, Praia, João, Martins, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1318
Resumo: Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.
id RCAP_1cc2751e4fb547b144f81d29d5f9c594
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovaçãoCiência vivaEducação em ciênciasFormação de professoresTrabalho prático do tipo investigativoRecursos/materiais didácticosApresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTorres, Ana CristinaNascimento, PatríciaRodrigues, AnaCouceiro, FernandaVieira, RuiVieira, Celina TenreiroJorge, Manuela Maria CostaPaixão, FátimaPraia, JoãoMartins, Isabel2012-06-29T14:20:44Z2007-022007-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1318porTORRES, Ana Cristina [et al.] (2007) - “Experimentar e Agir para a Compreensão”: Caminhos na Formação de Professores para Implementar um Projecto de Inovação. In XV Colóquio AFIRSE - Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. Lisboa : Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 15-17 de Fevereiro, actas, p. 1-12.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:45:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:47.608387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
title “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
spellingShingle “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
Torres, Ana Cristina
Ciência viva
Educação em ciências
Formação de professores
Trabalho prático do tipo investigativo
Recursos/materiais didácticos
title_short “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
title_full “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
title_fullStr “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
title_full_unstemmed “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
title_sort “Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação
author Torres, Ana Cristina
author_facet Torres, Ana Cristina
Nascimento, Patrícia
Rodrigues, Ana
Couceiro, Fernanda
Vieira, Rui
Vieira, Celina Tenreiro
Jorge, Manuela Maria Costa
Paixão, Fátima
Praia, João
Martins, Isabel
author_role author
author2 Nascimento, Patrícia
Rodrigues, Ana
Couceiro, Fernanda
Vieira, Rui
Vieira, Celina Tenreiro
Jorge, Manuela Maria Costa
Paixão, Fátima
Praia, João
Martins, Isabel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Ana Cristina
Nascimento, Patrícia
Rodrigues, Ana
Couceiro, Fernanda
Vieira, Rui
Vieira, Celina Tenreiro
Jorge, Manuela Maria Costa
Paixão, Fátima
Praia, João
Martins, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência viva
Educação em ciências
Formação de professores
Trabalho prático do tipo investigativo
Recursos/materiais didácticos
topic Ciência viva
Educação em ciências
Formação de professores
Trabalho prático do tipo investigativo
Recursos/materiais didácticos
description Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02
2007-02-01T00:00:00Z
2012-06-29T14:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1318
url http://hdl.handle.net/10400.11/1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TORRES, Ana Cristina [et al.] (2007) - “Experimentar e Agir para a Compreensão”: Caminhos na Formação de Professores para Implementar um Projecto de Inovação. In XV Colóquio AFIRSE - Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. Lisboa : Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 15-17 de Fevereiro, actas, p. 1-12.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785775616000