Fake news: compreensão e análise da comunicação no mundo da desinformação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77096 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue |
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Fake news: compreensão e análise da comunicação no mundo da desinformaçãoFake news: understanding and analysis of the communication in the world of disinformationFake news: comprensione e analisi della comunicazione nel mondo della disinformazioneDesinformaçãoFact-checkingFake newsLiteracia mediáticaRedes sociaisDisinformationMedia literacySocial mediaDisinformazioneHumanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Tradução e Comunicação MultilingueA época digital em que estamos a viver trouxe consigo inúmeros benefícios, mas também assistiu à aparição de novas ameaças virtuais. A desinformação representa um dos recentes desafios que as sociedades têm de aprender a enfrentar. O chamado mundo das fake news é um ambiente extremamente complexo e variável, é fundamental entendermos as suas causas, os seus objetivos e as suas caraterísticas antes de tentarmos uma abordagem para combatê-lo. O trabalho dos fact-checkers e debunkers, os que se ocupam de apurar a veracidade das notícias, nem sempre consegue estar a par da rapidez com que a desinformação é divulgada. É necessário implementar medidas para aumentar a literacia mediática, ou seja, educar os utilizadores para um uso mais consciente das redes sociais, fornecendo as competências e as ferramentas para poder reconhecer as informações e os conteúdos potencialmente enganosos. Em relação a isto, uma das abordagens proposta pela linguística é a individuação de algumas caraterísticas constitutivas comuns à maioria das fake news. Através de uma leitura um pouco mais cautelosa, os utilizadores são capazes de individualizar os sinais de alerta que nos indicam a falta de fiabilidade do conteúdo que, desta forma, não deveria ser partilhado a fim de quebrar a corrente da desinformação.The digital era we are living in brought with it numerous benefits, but it has also witnessed the birth of new virtual threats. Disinformation is one of the recent challenges that societies have to learn how to face. The so-called fake news world is an extremely complex and variable environment, it is fundamental that we understand its causes, its goals and its features before we try an approach to hinder it. The job of fact-checkers and debunkers, those who are in charge of verifying the truthfulness of news, cannot always keep up with the speedy and fast-paced distribution of disinformation. Implementing measures for media literacy is necessary, that means educating users to a more conscious use of social media providing both the skills and the tools to recognise potentially deceiving information and contents. In this regard, one of the approaches proposed by linguistics is to identify a few constitutive features that are common to the majority of fake news. Through a slightly more careful reading, users are able to identify those warning signs that indicate the unreliability of the content and should not share it, thus breaking the chain of disinformation.L’era digitale in cui stiamo vivendo ha portato con sé innumerevoli benefici, ma ha visto la comparsa di nuove minacce virtuali. La disinformazione rappresenta una delle recenti sfide che le società devono imparare ad affrontare. Il cosiddetto mondo delle fake news è un ambiente estremamente complesso e mutevole, è fondamentale comprenderne le cause, gli obiettivi e le caratteristiche prima di poter tentare un approccio per contrastarlo. Il lavoro dei fact-checker o debunker, coloro che si occupano di verificare la veridicità delle notizie, non sempre riesce a stare al passo con la velocità di diffusione della disinformazione. È necessario attuare delle misure di alfabetizzazione digitale, ovvero educare gli utenti ad un uso consapevole dei social media, fornendo le competenze e gli strumenti per poter riconoscere le informazioni e i contenuti potenzialmente ingannevoli. In questo ambito uno degli approcci della linguistica è l’individuazione di alcune caratteristiche costitutive comuni alla maggior parte delle notizie false. Con una lettura leggermente più attenta, l’utente può essere in grado di individuare quei segnali d’allarme che indicano l’inaffidabilità del contenuto che, in questo modo, non dovrà essere condiviso spezzando la catena della disinformazione.Tedesco, Giovanni BattistaUniversidade do MinhoReato, Filippo20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77096por202767140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:34.815887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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