RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, José Manuel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101458
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_1cce21fab86b1fb390da4a74b7b19c5b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos AlunosREPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF TÁBUA WITH CLASS 7B IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022: The Impact of Pedagogical Differentiation in Students' Basic Psychological NeedsEducação FísicaEstágio PedagógicoNecessidades Psicológicas BásicasDiferenciação PedagógicaPhysical EducationPedagogical TrainingBasic Psychological NeedsPedagogical DifferentiationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico insere-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra. Este documento simboliza o Relatório Final do Estágio Pedagógico concluído na Escola Secundária de Tábua na turma do 7.ºB, no ano letivo 2021/2022.O objetivo principal deste documento é demonstrar capacidade de análise reflexiva em torno do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nas diversas áreas que compõem o Estágio Pedagógico. Assim sendo, este relatório encontra-se estruturado em três capítulos: no capítulo um, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, no capítulo dois, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e no capítulo três, aprofundamento do tema-problema.Relativamente ao último capítulo, aprofundamento do tema problema, este foi realizado ao longo do segundo período na turma do 7.ºB com a duração de, aproximadamente, cinco semanas. O objetivo deste estudo incidiu na compreensão da aprendizagem em situação de grupos homogéneos e heterogéneos, nas aulas de Educação Física, verificando o seu impacto nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos. A amostra foi composta por quatorze alunos, nomeadamente, quatro rapazes e dez raparigas. Os resultados deste estudo evidenciam que a metodologia implementada durante as aulas não trouxe efeitos negativos nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, tendo existido um aumento de concordância na dimensão autonomia da primeira aplicação em relação à segunda.The Pedagogical Internship is part of the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, University of Coimbra. This document symbolizes the Final Report of the Pedagogical Internship completed at the Secondary School of Tábua in class 7B, in the school year 2021/2022.The main purpose of this document is to demonstrate reflective analysis capacity around the work developed during this school year, in the various areas that compose the Pedagogical Training. Therefore, this report is structured in three chapters: chapter one, contextualisation of the pedagogical practice developed, chapter two, reflective analysis on the pedagogical practice and chapter three, further exploration of the theme-problem.In relation to the last chapter, further investigation of the problematic issue, this was carried out during the second period in the class of 7thB with a duration of approximately five weeks. The aim of this study was to understand the learning in homogeneous and heterogeneous groups in the lessons of Physical Education, checking its impact on the Basic Psychological Needs of the students. The sample was composed by fourteen students, namely four boys and ten girls. The results of this study show that the methodology implemented during the lessons did not bring negative effects on the Basic Psychological Needs of the students, having existed an increase of agreement in the autonomy dimension of the first application in relation to the second one.2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101458http://hdl.handle.net/10316/101458TID:203055179porTavares, José Manuel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.839523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
REPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF TÁBUA WITH CLASS 7B IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022: The Impact of Pedagogical Differentiation in Students' Basic Psychological Needs
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
Tavares, José Manuel Rodrigues
Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica
Physical Education
Pedagogical Training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
author Tavares, José Manuel Rodrigues
author_facet Tavares, José Manuel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, José Manuel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica
Physical Education
Pedagogical Training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica
Physical Education
Pedagogical Training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101458
http://hdl.handle.net/10316/101458
TID:203055179
url http://hdl.handle.net/10316/101458
identifier_str_mv TID:203055179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080987561984