RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86790
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_954fd765b11c1f0303e013f91ef24c33
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunosThe impact of pedagogical differentiation on students' Basic Psychological NeedsEducação FísicaEstágio PedagógicoDiferenciação PedagógicaNecessidades Psicológicas BásicasPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical DifferentiationBasic Psychological NeedsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico visa a aquisição e a aplicação de uma panóplia de saberes, tanto profissionais como pessoais, que vêm complementar aqueles anteriormente recolhidos nos anteriores anos de formação. Estes saberes são o suporte do ingresso numa carreira como docente, cujo papel passa por criar um clima benéfico à aprendizagem, levando em consideração um planeamento apropriado, uma realização positiva e eficaz, bem como uma boa reflexão e avaliação das suas práticas ao longo das aulas lecionadas. O presente documento representa o Relatório Final do Estágio Pedagógico concretizado na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2017/2018. Neste documento será dado principal ênfase à reflexão das atividades que foram desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica, seguida da exposição e partilha de experiências vividas pelo núcleo de estágio, retratando a nossa transição de alunos para professores estagiários em contexto real. Este documento encontra-se dividido em três partes distintas: a contextualização da prática pedagógica, referenciando neste ponto alguns dos aspetos fulcrais à prática desenvolvida; a análise reflexiva da prática pedagógica, onde descrevemos e analisamos diversos momentos desta prática; e o aprofundamento do tema-problema, onde será enfatizado o impacto que a diferenciação pedagógica ao longo das aulas de Educação Física tem nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, considerando diversas características apresentadas pelos alunos ao longo das Unidades Didáticas lecionadas neste ano letivo.The Teacher Training aims at the acquisition and application of a wide range of knowledge, both professional and personal, that complement those previously collected in the previous years of formation. This knowledge supports a career as a teacher whose role is to create a beneficial climate for learning, taking into account appropriate planning, positive and effective achievement, as well as a good reflection and evaluation of their practices throughout the lessons taught. This document represents the Final Report of the Teacher Training concretized in Escola Básica e Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year 2017/2018. In this document, emphasis will be given to the reflection on the activities that were developed in the scope of the pedagogical intervention, followed by the exposition and sharing of experiences lived by the internship group, depicting our transition from students to trainee teachers in real context. This document is divided in three distinct moments: the contextualization of the pedagogical practice, referencing in this point some of the key aspects to the developed practice; the reflexive analysis of the pedagogical practice, where we describe and analyze several moments of this practice; and the deepening of the problem theme, where it will be emphasized the impact that the pedagogical differentiation throughout the Physical Education classes has on the Basic Psychological Needs of the students, considering several characteristics presented by the students along the Didactic Units taught in this school year.2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86790http://hdl.handle.net/10316/86790TID:202218880porFernandes, Ana Rita Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:24:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:53.849632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
The impact of pedagogical differentiation on students' Basic Psychological Needs
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
Fernandes, Ana Rita Araújo
Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos
author Fernandes, Ana Rita Araújo
author_facet Fernandes, Ana Rita Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Rita Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86790
http://hdl.handle.net/10316/86790
TID:202218880
url http://hdl.handle.net/10316/86790
identifier_str_mv TID:202218880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133969252352000