Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Rita Matos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93455
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_435670d3f68f9149e5ea0fcb79aab042
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”FINAL REPORT OF TEACH TRAINING DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS Dª Mª ALICE GOUVEIA WITH THE 9º GRADE B CLASS IN THE ACADEMIC YEAR 2018/2019 - "THE IMPACT OF PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION IN BASIC PSYCHOLOGICAL NEEDS"Educação FísicaEstágio PedagógicoNecessidades Psicológicas BásicasDiferenciação Pedagógica.Physical EducationTeach trainingBasic Psychological NeedsPedagogical DifferentiationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEste relatório de estágio descreve e analisa de forma crítica toda a prática pedagógica desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Mª Alice Gouveia, em Coimbra, junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2018/2019. Este relatório tem como objetivo principal refletir sobre o trabalho desenvolvido em contexto prático, a prática docente. Assim, numa primeira fase é descrita a contextualização da prática desenvolvida e como etapa fundamental deste relatório são refletidas as práticas pedagógicas desenvolvidas e as restantes áreas de intervenção. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual se pretendeu estudar o impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas. Sendo que, para que haja uma diferenciação favorável o professor deve analisar até que ponto está a fornecer aos seus alunos uma variedade e um nível de estímulos adequados de experiências e de aprendizagens, identificando quais os alunos que estão aos planos atuais mais adequados e procedendo à sua alteração desses planos sempre que necessário, para que um maior número de alunos consiga obter sucesso académico. Neste sentido, o estudo teve como principal objetivo medir o efeito, nas necessidades psicológicas básicas dos alunos, de uma aprendizagem com atividades em grupos homogéneos e heterogéneos.This teach training report describes and critically analyzes all the practice developed during the teach training. This phase of our formation dictates the end of a stage of our academic life and represents the knowledge, the pedagogical skills acquired and the application of our learning in real context. The teach training was conducted in Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Drª Mª Alice Gouveia, in Coimbra, along with class B of the 9th grade, of the 2018/2019 school year. This report has as main objective which is to reflect on the work developed in practical context, the teaching practice. Thus, in a first stage, the contextualisation of the developed practice is described and, as a fundamental step of this report, the pedagogical practices and the other areas of intervention will also be under reflection. Simultaneously, with the teach training, we analyzed and deepened a problem that we studied: the impact of pedagogical differentiation on basic psychological needs. In order for it to be a favorable differentiation, the teacher must analyze to what extent he/she is providing the students with a variety of different levels of adequate stimuli of experiences and teachings, identifying which students are appropriate to the current plans and, changing those plans when necessary, to enable more students to achieve academic success. Therefore, this study's main objective was to measure the effect, in basic psychological necessities of the pupils, of learning with activities in homogeneous and heterogeneous groups.2019-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93455http://hdl.handle.net/10316/93455TID:202673596porMendes, Maria Rita Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.181148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
FINAL REPORT OF TEACH TRAINING DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS Dª Mª ALICE GOUVEIA WITH THE 9º GRADE B CLASS IN THE ACADEMIC YEAR 2018/2019 - "THE IMPACT OF PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION IN BASIC PSYCHOLOGICAL NEEDS"
title Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
Mendes, Maria Rita Matos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica.
Physical Education
Teach training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
title_short Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
title_full Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
title_sort Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Doutora Mª Alice Gouveia junto da turma 9ºB no ano letivo 2018/2019 – “O impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas”
author Mendes, Maria Rita Matos
author_facet Mendes, Maria Rita Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Rita Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica.
Physical Education
Teach training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Necessidades Psicológicas Básicas
Diferenciação Pedagógica.
Physical Education
Teach training
Basic Psychological Needs
Pedagogical Differentiation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93455
http://hdl.handle.net/10316/93455
TID:202673596
url http://hdl.handle.net/10316/93455
identifier_str_mv TID:202673596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019874455552