Escola reflexiva: Conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paula Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2413
Resumo: Este estudo relata o processo de criação de um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente, no contexto específico da escola privada onde desempenhamos a função de docente há vinte anos. Nesta linha, o objetivo geral da nossa investigação é contribuir para a melhoria da oferta educativa na escola onde lecionamos, através da construção de um dispositivo de Avaliação de Desempenho congregador da reflexão, negociação e corresponsabilização de todos os docentes, assentando num diálogo auto e heterorreflexivo, tendo como horizonte a melhoria efetiva das práticas dos docentes, proporcionando a formação integral dos alunos e uma melhor gestão e organização da escola. Para o efeito, começámos por fazer o estudo de boas práticas de uma outra escola privada pertencente à mesma Entidade Titular, através da aplicação de um questionário por inquérito à Diretora Pedagógica. Os dados recolhidos possibilitaram concluir que o sistema de ADD instalado na referida escola privada contribuiu para melhorar o desempenho profissional dos docentes, através do recurso a práticas colaborativas, e a consequente melhoria quer das aprendizagens dos alunos quer do funcionamento da escola. Na continuidade do nosso estudo, mobilizámos o corpo docente da escola privada onde lecionamos, com a anuência e participação da Direção, a participar na construção do referido dispositivo, através da técnica do inquérito por entrevista e de Focus Group, análise de atas, não olvidando a análise dos documentos de referência da escola, Projeto Educativo e Regulamento Interno, uma vez que se pretende um sistema de ADD alinhado com os objetivos estratégicos da organização. Assim, os dados recolhidos permitiram concluir que todos conferem uma importância crucial à ADD, quer para o desenvolvimento profissional quer para a melhoria das aprendizagens dos alunos, sendo possível também construir um dispositivo de ADD congregador das reflexões e negociações, norteados por cinco blocos temáticos fundamentais: Para quê? O quê? Quem? Quando? Como?
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