ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira de Moraes, Lélia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995
Resumo: O presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa.
id UESB-7_47a7b1b7988c7fe3342fcfb4e01248e4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4995
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIAESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL Y FORMACIÓN DOCENTE: QUÉPIENSAN LOS SUJETOS SOBRE DICHA EXPERIENCIAFULL-TIME SCHOOL AND TEACHING TRAINING: WHAT THE SUBJECTS THINK ABOUT THIS EXPERIENCEEscolaFormação docenteTempo integralEscuelaFormación docenteTiempo integralSchoolTeacher trainingFull-timeO presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa.This article discusses the full-time school, highlighting aspects such as the continuing teacher training, teaching work conditions and the curriculum. Resulting from research, which approach is qualitative, it was attended by 11 subjects who expressed their perceptions about some aspects, considered by them, fundamental for consolidating the school full time. Data were collected through observations, semi-structured interviews, school insertions and field diary recordings. We base the research in Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif and Lessard (2014), Bogdan and Biklen (1994), among others. As a result, it was noted the need for continuous teacher training specifically to the reality of the full-time school, so they can discuss about the challenges, possibilities and actions. We conclude that the full-time school is fertile ground for discussions about education, as far as this specific reality is concerned, a rich experience is underway that transcends the technical-instrumental field, the subjects' perceptions very well express some aspects which reflect and compose this formative experience.El presente texto discute la escuela de tiempo integral, señalando aspectos como la formación continuada de profesores, las condiciones de trabajo docente y el currículo. Resultado de una investigación, cuyo abordaje es de enfoque cualitativo, tuvo la participación de 11 sujetos que expresaron sus percepciones sobre algunos aspectos, considerados por ellos fundamentales para la consolidación de la escuela de tiempo integral. Los datos fueron recogidos a través de observaciones, con inserciones en la escuela y registro en diario de campo, entrevistas semiestructuradas. Fundamentamos la investigación con los aportes de Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif y Lessard (2014), Bodgan y Biklen (1994) y otros. Los resultados evidencian la necesidad de formación continuada de profesores específica para la realidad de la escuela de tiempo integral, para que pueda discutir sobre desafíos, posibilidades y acciones. Concluimos que la escuela de tiempo integral es terreno fértil para las discusiones sobre la educación. En lo que se refiere a esa realidad específica, está en marcha una experiencia rica, que transciende al campo técnico-instrumental, las percepciones de los sujetos expresan con mucha propiedad algunos aspectos que repercuten y componen esa experiencia formativa.Edições UESB2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/499510.22481/praxisedu.v16i37.4995Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 591-610Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 591-610Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 591-6102178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995/4722Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Pereira de Almeida, Erika ChristianneSilveira de Moraes, Lélia Cristina2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4995Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL Y FORMACIÓN DOCENTE: QUÉPIENSAN LOS SUJETOS SOBRE DICHA EXPERIENCIA
FULL-TIME SCHOOL AND TEACHING TRAINING: WHAT THE SUBJECTS THINK ABOUT THIS EXPERIENCE
title ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
spellingShingle ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne
Escola
Formação docente
Tempo integral
Escuela
Formación docente
Tiempo integral
School
Teacher training
Full-time
title_short ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
title_full ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
title_fullStr ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
title_sort ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
author Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne
author_facet Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne
Silveira de Moraes, Lélia Cristina
author_role author
author2 Silveira de Moraes, Lélia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne
Silveira de Moraes, Lélia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Formação docente
Tempo integral
Escuela
Formación docente
Tiempo integral
School
Teacher training
Full-time
topic Escola
Formação docente
Tempo integral
Escuela
Formación docente
Tiempo integral
School
Teacher training
Full-time
description O presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995
10.22481/praxisedu.v16i37.4995
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i37.4995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995/4722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 591-610
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 591-610
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 591-610
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817449353216