ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995 |
Resumo: | O presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa. |
id |
UESB-7_47a7b1b7988c7fe3342fcfb4e01248e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4995 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIAESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL Y FORMACIÓN DOCENTE: QUÉPIENSAN LOS SUJETOS SOBRE DICHA EXPERIENCIAFULL-TIME SCHOOL AND TEACHING TRAINING: WHAT THE SUBJECTS THINK ABOUT THIS EXPERIENCEEscolaFormação docenteTempo integralEscuelaFormación docenteTiempo integralSchoolTeacher trainingFull-timeO presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa.This article discusses the full-time school, highlighting aspects such as the continuing teacher training, teaching work conditions and the curriculum. Resulting from research, which approach is qualitative, it was attended by 11 subjects who expressed their perceptions about some aspects, considered by them, fundamental for consolidating the school full time. Data were collected through observations, semi-structured interviews, school insertions and field diary recordings. We base the research in Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif and Lessard (2014), Bogdan and Biklen (1994), among others. As a result, it was noted the need for continuous teacher training specifically to the reality of the full-time school, so they can discuss about the challenges, possibilities and actions. We conclude that the full-time school is fertile ground for discussions about education, as far as this specific reality is concerned, a rich experience is underway that transcends the technical-instrumental field, the subjects' perceptions very well express some aspects which reflect and compose this formative experience.El presente texto discute la escuela de tiempo integral, señalando aspectos como la formación continuada de profesores, las condiciones de trabajo docente y el currículo. Resultado de una investigación, cuyo abordaje es de enfoque cualitativo, tuvo la participación de 11 sujetos que expresaron sus percepciones sobre algunos aspectos, considerados por ellos fundamentales para la consolidación de la escuela de tiempo integral. Los datos fueron recogidos a través de observaciones, con inserciones en la escuela y registro en diario de campo, entrevistas semiestructuradas. Fundamentamos la investigación con los aportes de Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif y Lessard (2014), Bodgan y Biklen (1994) y otros. Los resultados evidencian la necesidad de formación continuada de profesores específica para la realidad de la escuela de tiempo integral, para que pueda discutir sobre desafíos, posibilidades y acciones. Concluimos que la escuela de tiempo integral es terreno fértil para las discusiones sobre la educación. En lo que se refiere a esa realidad específica, está en marcha una experiencia rica, que transciende al campo técnico-instrumental, las percepciones de los sujetos expresan con mucha propiedad algunos aspectos que repercuten y componen esa experiencia formativa.Edições UESB2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/499510.22481/praxisedu.v16i37.4995Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 591-610Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 591-610Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 591-6102178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995/4722Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Pereira de Almeida, Erika ChristianneSilveira de Moraes, Lélia Cristina2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4995Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL Y FORMACIÓN DOCENTE: QUÉPIENSAN LOS SUJETOS SOBRE DICHA EXPERIENCIA FULL-TIME SCHOOL AND TEACHING TRAINING: WHAT THE SUBJECTS THINK ABOUT THIS EXPERIENCE |
title |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne Escola Formação docente Tempo integral Escuela Formación docente Tiempo integral School Teacher training Full-time |
title_short |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
title_full |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
title_sort |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA |
author |
Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne |
author_facet |
Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne Silveira de Moraes, Lélia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silveira de Moraes, Lélia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Pereira de Almeida, Erika Christianne Silveira de Moraes, Lélia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Formação docente Tempo integral Escuela Formación docente Tiempo integral School Teacher training Full-time |
topic |
Escola Formação docente Tempo integral Escuela Formación docente Tiempo integral School Teacher training Full-time |
description |
O presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995 10.22481/praxisedu.v16i37.4995 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i37.4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995/4722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 591-610 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 591-610 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 591-610 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817449353216 |