O trabalho docente na escola integrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jose Silvestre Coelho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSFZV
Resumo: A educação integral, a escola integral e em tempo integral vêm se tornando objeto de pesquisas recentes e é considerada uma temática emergente no Brasil, ao lado de outras, como é o caso do trabalho docente. Esta pesquisa pretendeu investigar o trabalho docente na escola integrada, no ambiente da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME-BH. Teve a finalidade de traçar o perfil do Programa Escola Integrada - PEI da referida Rede e dos docentes entrevistados da Escola N», assim como os sujeitos docentes da Escola Integrada N. Para caracterizar o trabalho destes docentes, identificou seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nestas duas instituições de educação básica. Buscou, também, mapear a emergência de cargos e funções docentes derivadas de novas exigências e atribuições, bem como conhecer as formas de contratação, as condições salariais e de carreira dos docentes. Ressalte-se que, nesta dissertação, os sujeitos docentes foram circunscritos aos monitores - estagiários das instituições de ensino superior; aos agentes culturais, e jovem aprendiz, oriundos das comunidades; professor comunitário; professores regentes de classe; aos coordenadores pedagógicos e aos gestores da escola - diretor e vice-diretor, em razão do recorte feito para estudar o objeto mencionado. Quis comunicar também com a perspectiva das repercussões que as mudanças na gestão e organização do trabalho escolar trazidas pelas reformas educacionais das últimas décadas têm condicionado uma nova regulação educativa. Tal regulação está baseada na gestão local, no financiamento per capita e na avaliação sistêmica, eixos que podem estar redefinindo identidades e perfis dos docentes da educação básica brasileira. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma pesquisa quanti-quali, apoiada em uma revisão bibliográfica que contou com referenciais teóricos para a presente investigação, à luz das contribuições de autores que abordam o trabalho docente na atualidade. De modo análogo, revisou-se também uma bibliografia da educação integral, buscando-se ainda os estudos relacionados à RME-BH com o propósito de conhecer as políticas do município de Belo Horizonte para o trabalho docente e para o PEI. Os resultados encontrados indicam que fatores como a falta de estrutura física, o baixo salário pago ao docente do PEI e a pouca formação exigida pelo programa, somados às precárias condições de trabalho e estudo constituem-se na centralidade dos problemas enfrentados pela Escola Integrada N», o que tem trazido repercussões negativas para o trabalho do docente da Escola N», segundo os sujeitos docentes entrevistados desta instituição educacional. Palavras-chave: Educação integral; trabalho docente; programa escola integrada; políticas públicas; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
id UFMG_73a8e79174fa8134ad8e71e210f3eda9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSFZV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dalila Andrade OliveiraLivia Maria Fraga VieiraAdemilson de Sousa SoaresJose Silvestre Coelho2019-08-12T15:20:05Z2019-08-12T15:20:05Z2011-08-29http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSFZVA educação integral, a escola integral e em tempo integral vêm se tornando objeto de pesquisas recentes e é considerada uma temática emergente no Brasil, ao lado de outras, como é o caso do trabalho docente. Esta pesquisa pretendeu investigar o trabalho docente na escola integrada, no ambiente da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME-BH. Teve a finalidade de traçar o perfil do Programa Escola Integrada - PEI da referida Rede e dos docentes entrevistados da Escola N», assim como os sujeitos docentes da Escola Integrada N. Para caracterizar o trabalho destes docentes, identificou seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nestas duas instituições de educação básica. Buscou, também, mapear a emergência de cargos e funções docentes derivadas de novas exigências e atribuições, bem como conhecer as formas de contratação, as condições salariais e de carreira dos docentes. Ressalte-se que, nesta dissertação, os sujeitos docentes foram circunscritos aos monitores - estagiários das instituições de ensino superior; aos agentes culturais, e jovem aprendiz, oriundos das comunidades; professor comunitário; professores regentes de classe; aos coordenadores pedagógicos e aos gestores da escola - diretor e vice-diretor, em razão do recorte feito para estudar o objeto mencionado. Quis comunicar também com a perspectiva das repercussões que as mudanças na gestão e organização do trabalho escolar trazidas pelas reformas educacionais das últimas décadas têm condicionado uma nova regulação educativa. Tal regulação está baseada na gestão local, no financiamento per capita e na avaliação sistêmica, eixos que podem estar redefinindo identidades e perfis dos docentes da educação básica brasileira. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma pesquisa quanti-quali, apoiada em uma revisão bibliográfica que contou com referenciais teóricos para a presente investigação, à luz das contribuições de autores que abordam o trabalho docente na atualidade. De modo análogo, revisou-se também uma bibliografia da educação integral, buscando-se ainda os estudos relacionados à RME-BH com o propósito de conhecer as políticas do município de Belo Horizonte para o trabalho docente e para o PEI. Os resultados encontrados indicam que fatores como a falta de estrutura física, o baixo salário pago ao docente do PEI e a pouca formação exigida pelo programa, somados às precárias condições de trabalho e estudo constituem-se na centralidade dos problemas enfrentados pela Escola Integrada N», o que tem trazido repercussões negativas para o trabalho do docente da Escola N», segundo os sujeitos docentes entrevistados desta instituição educacional. Palavras-chave: Educação integral; trabalho docente; programa escola integrada; políticas públicas; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.Integrated education, integral school and full time school have become subject of recent researches and are considered an emergent theme in Brazil, among others, as it is the case of teaching. The present work intended to investigate teaching in the integrated school, in the environment of the Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME-BH (Municipal Education System of Belo Horizonte). It had the aim to profile the Integrated School Program PEI, the referred system, and the teachers interviewed at the N School, as well as the subject teachers of the N Integrated School. To characterize the teachers work, we have identified the actors, what they do and in which conditions they perform their tasks in those two basic education institutions. We have sought, also, to map the emergency of roles and functions derived from new demands and attributions, as well as getting to know the contract forms, the salary conditions and of career of the teachers. We should underline that, in the present dissertation, the subject teachers were limited to the monitors trainees from superior education institutions; cultural agents; and young apprentice; from the local communities; community teacher; regent teacher, the pedagogical coordinators and to the school managers principal and sub-principal, due to the profile done to study the referenced object. We intended to connect also to the perspective of the repercussions that the changes on the gestion and organization of the school work brought by the educational reforms of the last decades has conditioned a new educative regulation. Such regulation is based on the local management, on the percapit fostering, and in the systemic evaluation, axis that can be redefining identities and the teachers profiles on the Brazilian Basic Education. From the methodological point of view, we chose a quanti-quali research, based on a bibliographic review that used theoretical referential for the present investigation, illuminated by the authors contributions that addressed the teachers work presently. In an analogous way, we have also revised a bibliography of integral education, searching still the studies related to the RME-BH with the purpose of getting o know the policies of the Municipy of Belo Horizonte for teacher work and for the PEI. The results found indicate that factors as the lack of physical structure, the low wage paid to the PEI's teachers and the low formation demanded by the program, added to the precary work and study conditions constitute themselves in the centrality of the problems faced by the "N Integrated School", what have brought negative repercussions for the teachers' work of the "N School, according to the subject teachers interviewed at that educational institution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)EducaçãoEscolas Organização e administraçãoEscolas de tempo integralEducação integralpolíticasprograma escola integradapúblicasRede Municipal de Educação de Belo Horizontetrabalho docenteO trabalho docente na escola integradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdfapplication/pdf646729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSFZV/1/disserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdfd3033caabdc41df2ef006ca7470aa902MD51TEXTdisserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdf.txtdisserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain396769https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSFZV/2/disserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdf.txt7556c7af6cca6a4c3fac3f5a665cf942MD521843/FAEC-8MSFZV2019-11-14 18:23:20.549oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSFZVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:23:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente na escola integrada
title O trabalho docente na escola integrada
spellingShingle O trabalho docente na escola integrada
Jose Silvestre Coelho
Educação integral
políticas
programa escola integrada
públicas
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
trabalho docente
Sistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)
Educação
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
title_short O trabalho docente na escola integrada
title_full O trabalho docente na escola integrada
title_fullStr O trabalho docente na escola integrada
title_full_unstemmed O trabalho docente na escola integrada
title_sort O trabalho docente na escola integrada
author Jose Silvestre Coelho
author_facet Jose Silvestre Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalila Andrade Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ademilson de Sousa Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Jose Silvestre Coelho
contributor_str_mv Dalila Andrade Oliveira
Livia Maria Fraga Vieira
Ademilson de Sousa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
políticas
programa escola integrada
públicas
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
trabalho docente
topic Educação integral
políticas
programa escola integrada
públicas
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
trabalho docente
Sistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)
Educação
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)
Educação
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
description A educação integral, a escola integral e em tempo integral vêm se tornando objeto de pesquisas recentes e é considerada uma temática emergente no Brasil, ao lado de outras, como é o caso do trabalho docente. Esta pesquisa pretendeu investigar o trabalho docente na escola integrada, no ambiente da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME-BH. Teve a finalidade de traçar o perfil do Programa Escola Integrada - PEI da referida Rede e dos docentes entrevistados da Escola N», assim como os sujeitos docentes da Escola Integrada N. Para caracterizar o trabalho destes docentes, identificou seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nestas duas instituições de educação básica. Buscou, também, mapear a emergência de cargos e funções docentes derivadas de novas exigências e atribuições, bem como conhecer as formas de contratação, as condições salariais e de carreira dos docentes. Ressalte-se que, nesta dissertação, os sujeitos docentes foram circunscritos aos monitores - estagiários das instituições de ensino superior; aos agentes culturais, e jovem aprendiz, oriundos das comunidades; professor comunitário; professores regentes de classe; aos coordenadores pedagógicos e aos gestores da escola - diretor e vice-diretor, em razão do recorte feito para estudar o objeto mencionado. Quis comunicar também com a perspectiva das repercussões que as mudanças na gestão e organização do trabalho escolar trazidas pelas reformas educacionais das últimas décadas têm condicionado uma nova regulação educativa. Tal regulação está baseada na gestão local, no financiamento per capita e na avaliação sistêmica, eixos que podem estar redefinindo identidades e perfis dos docentes da educação básica brasileira. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma pesquisa quanti-quali, apoiada em uma revisão bibliográfica que contou com referenciais teóricos para a presente investigação, à luz das contribuições de autores que abordam o trabalho docente na atualidade. De modo análogo, revisou-se também uma bibliografia da educação integral, buscando-se ainda os estudos relacionados à RME-BH com o propósito de conhecer as políticas do município de Belo Horizonte para o trabalho docente e para o PEI. Os resultados encontrados indicam que fatores como a falta de estrutura física, o baixo salário pago ao docente do PEI e a pouca formação exigida pelo programa, somados às precárias condições de trabalho e estudo constituem-se na centralidade dos problemas enfrentados pela Escola Integrada N», o que tem trazido repercussões negativas para o trabalho do docente da Escola N», segundo os sujeitos docentes entrevistados desta instituição educacional. Palavras-chave: Educação integral; trabalho docente; programa escola integrada; políticas públicas; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:20:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSFZV
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSFZV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSFZV/1/disserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSFZV/2/disserta____o_paginas_iniciais_merged_1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3033caabdc41df2ef006ca7470aa902
7556c7af6cca6a4c3fac3f5a665cf942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589349722292224