Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13016 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química |
id |
RCAP_1cd133ff11281876af998666976cd16d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficosCiências Físico-QuímicasFísica e QuímicaGraficaciaConceções alternativasConceções erróneasGráficosDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da QuímicaEste relatório descreve a minha atividade como professora estagiária na Escola Padre António Macedo da disciplina de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7.º ano de escolaridade e da disciplina de Física e Química A de uma turma do 11.º ano de escolaridade no ano letivo 2012/2013. Por ter desenvolvido, paralelamente, atividade como professora numa escola profissional, inclui-se no relatório uma breve descrição das atividades desenvolvidas na Escola Tecnológica do Litoral Alentejano. Para além do relato das atividades desenvolvidas, incluindo a sua componente letiva e não letiva, o presente relatório descreve o estudo de investigação educacional realizado, cujo objetivo foi identificar a frequência de conceções alternativas dos alunos ao longo da escolaridade do 7.º ano ao 11.º ano, tendo como participantes alunos da Escola Secundária Padre António Macedo. A análise de resultados permitiu constatar, para a população considerada, que há permanência de algumas conceções alternativas ao longo da escolaridade, assumindo essa permanência especial relevância quanto à conceção alternativa que resulta da interpretação do gráfico como uma figura, e à conceção alternativa que resulta da não compreensão do significado de variação de uma grandeza. Finalmente, apresenta-se uma reflexão sobre a atividade desenvolvida no âmbito do estágio e o papel do professor de Física e Química implicado em ultrapassar as conceções alternativas dos alunos, em particular, no que se refere à interpretação de gráficos.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorAlmeida, ElsaRUNSilva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da2014-07-29T11:18:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:39Zoai:run.unl.pt:10362/13016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.339252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
title |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
spellingShingle |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da Ciências Físico-Químicas Física e Química Graficacia Conceções alternativas Conceções erróneas Gráficos |
title_short |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
title_full |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
title_fullStr |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
title_full_unstemmed |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
title_sort |
Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos |
author |
Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da |
author_facet |
Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teodoro, Vítor Almeida, Elsa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Físico-Químicas Física e Química Graficacia Conceções alternativas Conceções erróneas Gráficos |
topic |
Ciências Físico-Químicas Física e Química Graficacia Conceções alternativas Conceções erróneas Gráficos |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-07-29T11:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13016 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137851054489600 |