Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13016
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química
id RCAP_1cd133ff11281876af998666976cd16d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/13016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficosCiências Físico-QuímicasFísica e QuímicaGraficaciaConceções alternativasConceções erróneasGráficosDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da QuímicaEste relatório descreve a minha atividade como professora estagiária na Escola Padre António Macedo da disciplina de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7.º ano de escolaridade e da disciplina de Física e Química A de uma turma do 11.º ano de escolaridade no ano letivo 2012/2013. Por ter desenvolvido, paralelamente, atividade como professora numa escola profissional, inclui-se no relatório uma breve descrição das atividades desenvolvidas na Escola Tecnológica do Litoral Alentejano. Para além do relato das atividades desenvolvidas, incluindo a sua componente letiva e não letiva, o presente relatório descreve o estudo de investigação educacional realizado, cujo objetivo foi identificar a frequência de conceções alternativas dos alunos ao longo da escolaridade do 7.º ano ao 11.º ano, tendo como participantes alunos da Escola Secundária Padre António Macedo. A análise de resultados permitiu constatar, para a população considerada, que há permanência de algumas conceções alternativas ao longo da escolaridade, assumindo essa permanência especial relevância quanto à conceção alternativa que resulta da interpretação do gráfico como uma figura, e à conceção alternativa que resulta da não compreensão do significado de variação de uma grandeza. Finalmente, apresenta-se uma reflexão sobre a atividade desenvolvida no âmbito do estágio e o papel do professor de Física e Química implicado em ultrapassar as conceções alternativas dos alunos, em particular, no que se refere à interpretação de gráficos.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorAlmeida, ElsaRUNSilva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da2014-07-29T11:18:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:39Zoai:run.unl.pt:10362/13016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.339252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
title Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
spellingShingle Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
Ciências Físico-Químicas
Física e Química
Graficacia
Conceções alternativas
Conceções erróneas
Gráficos
title_short Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
title_full Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
title_fullStr Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
title_full_unstemmed Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
title_sort Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
author Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
author_facet Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor
Almeida, Elsa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Físico-Químicas
Física e Química
Graficacia
Conceções alternativas
Conceções erróneas
Gráficos
topic Ciências Físico-Químicas
Física e Química
Graficacia
Conceções alternativas
Conceções erróneas
Gráficos
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-07-29T11:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/13016
url http://hdl.handle.net/10362/13016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137851054489600