Lideranças intermédias: Imagens e clivagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, António Manuel Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2406
Resumo: A investigação que suporta o projeto final intitulado “Lideranças Intermédias: Imagens e Clivagens” perseguiu o objetivo de perceber, em dimensão múltipla, o que pensam, o que sabem e o que pretendem os respondentes docentes dos cargos de gestão intermédia por referência à Instituição Escola. Com recurso amplo a literatura da especialidade sobre a liderança em contexto escolar, em torno de áreas de fronteira que associam a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia, e, numa primeira fase, a um conjunto substantivo, em número e em extensão de respostas, de depoimentos, foi construído um inquérito por questionário que permitiu avaliar esta realidade e, por aí, chegar a evidências pela distribuição de respostas em categorias que dão conta do que se entende, na cultura organizacional, dever corresponder ao exercício de cargos de gestão intermédia. Mas perceber ainda que a forma como se requerem e avaliam as funções associadas deriva de perfis como sejam o género, o tempo de serviço ou a experiência, ou a falta dela, pelo desempenho em cargos similares. Numa outra vertente, percebe-se também que os estudos formais de que dispõem os docentes não são alheios às formas como entendem o exercício dos cargos de gestão intermédia.
id RCAP_1cd70a1ddef3f7e508e221d46aaf546e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lideranças intermédias: Imagens e clivagensLiderança intermédiaCultura organizacionalA investigação que suporta o projeto final intitulado “Lideranças Intermédias: Imagens e Clivagens” perseguiu o objetivo de perceber, em dimensão múltipla, o que pensam, o que sabem e o que pretendem os respondentes docentes dos cargos de gestão intermédia por referência à Instituição Escola. Com recurso amplo a literatura da especialidade sobre a liderança em contexto escolar, em torno de áreas de fronteira que associam a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia, e, numa primeira fase, a um conjunto substantivo, em número e em extensão de respostas, de depoimentos, foi construído um inquérito por questionário que permitiu avaliar esta realidade e, por aí, chegar a evidências pela distribuição de respostas em categorias que dão conta do que se entende, na cultura organizacional, dever corresponder ao exercício de cargos de gestão intermédia. Mas perceber ainda que a forma como se requerem e avaliam as funções associadas deriva de perfis como sejam o género, o tempo de serviço ou a experiência, ou a falta dela, pelo desempenho em cargos similares. Numa outra vertente, percebe-se também que os estudos formais de que dispõem os docentes não são alheios às formas como entendem o exercício dos cargos de gestão intermédia.The research that supports the final project entitled "Middle Leadership: Images and cleavages" pursued a goal to realize in multiple dimensions, what they think, what they know and what they want the respondents teachers of middle management positions by reference to the Institution School . With extensive use of the literature on leadership in schools, around border areas linking the Educational, Psychology and Sociology, and, initially, to a substantive set in number and size of responses, testimonials, a survey that allowed to evaluate this reality was constructed, and then come to a set of evidence for the distribution of responses into categories that account of what is meant, in the organizational culture, it must correspond to the performance of duties of middle management. But even realize how require and evaluate the functions associated drift profiles such as gender, length of service or experience, or lack thereof, the performance in similar positions. In another aspect, also realize the formal studies that have teachers are not alien to the ways of understand the exercise of middle management positions. Keywords: Middle Leadership, Organizational Culture, hierarchy, functional requirements, skills2016-12-29T15:00:34Z2016-09-19T00:00:00Z2016-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2406TID:201434733porRibeiro, António Manuel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.263570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
title Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
spellingShingle Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
Ribeiro, António Manuel Pinto
Liderança intermédia
Cultura organizacional
title_short Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
title_full Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
title_fullStr Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
title_full_unstemmed Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
title_sort Lideranças intermédias: Imagens e clivagens
author Ribeiro, António Manuel Pinto
author_facet Ribeiro, António Manuel Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, António Manuel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança intermédia
Cultura organizacional
topic Liderança intermédia
Cultura organizacional
description A investigação que suporta o projeto final intitulado “Lideranças Intermédias: Imagens e Clivagens” perseguiu o objetivo de perceber, em dimensão múltipla, o que pensam, o que sabem e o que pretendem os respondentes docentes dos cargos de gestão intermédia por referência à Instituição Escola. Com recurso amplo a literatura da especialidade sobre a liderança em contexto escolar, em torno de áreas de fronteira que associam a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia, e, numa primeira fase, a um conjunto substantivo, em número e em extensão de respostas, de depoimentos, foi construído um inquérito por questionário que permitiu avaliar esta realidade e, por aí, chegar a evidências pela distribuição de respostas em categorias que dão conta do que se entende, na cultura organizacional, dever corresponder ao exercício de cargos de gestão intermédia. Mas perceber ainda que a forma como se requerem e avaliam as funções associadas deriva de perfis como sejam o género, o tempo de serviço ou a experiência, ou a falta dela, pelo desempenho em cargos similares. Numa outra vertente, percebe-se também que os estudos formais de que dispõem os docentes não são alheios às formas como entendem o exercício dos cargos de gestão intermédia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T15:00:34Z
2016-09-19T00:00:00Z
2016-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2406
TID:201434733
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2406
identifier_str_mv TID:201434733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626427383808