O papel das lideranças intermédias na criação de um clima moral de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Manuela Maria da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2612
Resumo: O presente trabalho procura dar um contributo para compreender qual o papel que desempenha a figura de Coordenador de Departamento Curricular na criação de um clima moral na escola. Estes gestores intermédios da organização escolar surgiram com a publicação do DL n.º 115-A/98 de 4 de maio, e desde então os professores e as professoras que desempenham o cargo - coordenadores de departamento - têm vindo a ser cada vez mais responsabilizados pela consecução dos objetivos e das metas definidas nos documentos orientadores da escola, principalmente o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades. Esta função foi assim paulatinamente ganhando visibilidade, sendo as suas funções largamente ampliadas não só na vertente da coordenação, mas principalmente nas dimensões de supervisão e de liderança. Alguns autores defendem que a liderança pode ser um fator decisivo na melhoria da qualidade educativa das escolas, outros defendem que além disso o conhecimento da cultura e do clima moral das escolas pode ser uma mais-valia na dinâmica da organização escolar, dado que esse conhecimento pode levar a que ocorram alterações significativas na escola. Foi então, e com base num estudo realizado numa escola, que procurámos entender qual o papel dos Coordenadores de Departamento Curricular ao nível da gestão intermédia. Pretendeu-se perceber, mais especificamente, de que forma a liderança que estes exercem é assumida como um fator importante da qualidade de vida na escola (clima moral da escola). O trabalho que apresentamos desenvolveu-se com base numa fundamentação teórica que incide nas temáticas: da liderança, visando especialmente o cargo de coordenação de departamento curricular; da comunidade educativa; da cultura e do clima moral. No estudo empírico que se realizou privilegiou-se a aplicação da metodologia qualitativa. No final constatou-se, pela interpretação dos dados recolhidos, que os coordenadores de departamento não assumiam explicitamente as suas funções de liderança, embora a exercessem de forma subtil, privilegiando práticas fomentadoras de um clima moral positivo, designadamente na partilha de responsabilidades e na tomada de decisão, e no respeito pelos valores democráticos, tais como: igualdade, liberdade e solidariedade.
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Alguns autores defendem que a liderança pode ser um fator decisivo na melhoria da qualidade educativa das escolas, outros defendem que além disso o conhecimento da cultura e do clima moral das escolas pode ser uma mais-valia na dinâmica da organização escolar, dado que esse conhecimento pode levar a que ocorram alterações significativas na escola. Foi então, e com base num estudo realizado numa escola, que procurámos entender qual o papel dos Coordenadores de Departamento Curricular ao nível da gestão intermédia. Pretendeu-se perceber, mais especificamente, de que forma a liderança que estes exercem é assumida como um fator importante da qualidade de vida na escola (clima moral da escola). O trabalho que apresentamos desenvolveu-se com base numa fundamentação teórica que incide nas temáticas: da liderança, visando especialmente o cargo de coordenação de departamento curricular; da comunidade educativa; da cultura e do clima moral. No estudo empírico que se realizou privilegiou-se a aplicação da metodologia qualitativa. No final constatou-se, pela interpretação dos dados recolhidos, que os coordenadores de departamento não assumiam explicitamente as suas funções de liderança, embora a exercessem de forma subtil, privilegiando práticas fomentadoras de um clima moral positivo, designadamente na partilha de responsabilidades e na tomada de decisão, e no respeito pelos valores democráticos, tais como: igualdade, liberdade e solidariedade.The present work aims to provide a contribution in order to understand the role of the Curricular Department Coordinator in the establishment of a moral climate in schools. These intermediate managers appeared in schools organization with the publication of the government decree DL n.º 115-A/98 of May the 4th, and since then the teachers that hold this position - of department coordinator – have been held increasingly responsible for the achievement of the goals and milestones as defined in the school ruling documents, mainly the Educative Project and the Annual Activity Plan. This function gained increased visibility, with their functions largely extended not only in the coordination domain, but mainly also in the dimensions of supervision and leadership. Some authors claim that leadership can be a main decisive factor that improves on quality of school education others claim, even more, that the knowledge of culture and moral climate of schools can be a plus in school organization dynamics, since this knowledge can lead to significant changes on schools. Then, and based upon a study performed in a school, we intended to understand what is the role of Curricular Department Coordinators at the intermediate management level. We envisage understanding, specifically, in which way the leadership that they exert is assumed as an important factor in school quality of life (moral climate of school). The work that we present herein was developed based on a theoretical foundation that highlights the subjects of: leadership, by considering specially the role of Curricular Department Coordinator; the community of education; the culture and the moral climate. In the empirical study that was performed we privileged the use of a qualitative methodology. In the end, it was concluded that, by analyzing the collected data, the department coordinators did not assume explicitly their leadership functions, even if they apply it in a very subtle way, by favoring a practice that stimulates a positive moral climate, namely by sharing responsibilities and the decision making process, also on the respect by other democratic values, such as: equality, liberty and solidarity.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesMonteiro, Samuel José FonsecauBibliorumVeríssimo, Manuela Maria da Silva2014-11-12T12:04:50Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2612TID:201276976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:15.065335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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