Fatores que podem influenciar o comportamento de compra online na geração Y em Portugal, especificamente o compromisso com o site

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana Lúcia Peniche
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16995
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Fatores que podem influenciar o comportamento de compra online na geração Y em Portugal, especificamente o compromisso com o siteComportamento de compraE-commerceOnline ShoppingGeração YOffline ShoppingPurchase BehaviorGeneration YMestrado em MarketingNas últimas décadas o conceito de shopping online tem vindo a revolucionar o mercado offline. Todas as marcas com lojas físicas, rapidamente perceberam que não ter presença online poderia ser um fator eliminatório na decisão de compra do consumidor. Enquanto as interações nas compras no ambiente de loja são baseadas principalmente em atividades face a face, as interações no comércio eletrónico ocorrem principalmente através do website. O presente estudo investiga a relação entre várias caraterísticas de compras online e comportamento de compra do consumidor. Especificamente, este trabalho foca nos fatores que influenciam o compromisso com o website. Com a finalidade de obter respostas, realizou-se um estudo exploratório quantitativo, recorrendo à realização de um questionário online (n = 121). Os resultados obtidos através de uma análise de dados multivariada indicam que o compromisso com o website tem um impacto positivo na decisão de compra. Também observou-se que a qualidade de informação, a notoriedade do site, a perceção de segurança, a satisfação de informação e os benefícios relacionados são as fatores determinantes no ato da compra.In recent decades, the concept of online shopping has revolutionized the offline market. Most brands with physical stores quickly realized that having no online presence could be a knock-on factor in the consumer's buying decision. While interactions in shopping in the store environment are mainly based on face-to-face activities, interactions in e-commerce occur primarily through the website. The present study investigates the relationship between various online shopping characteristics and consumer buying behavior. Specifically, the present study focuses on the factors that influence the commitment to the website. In order to obtain answers, a quantitative exploratory study was carried out, using an online questionnaire (n = 121). The results obtained through multivariate data analysis indicate that the commitment to the site has a positive impact on the purchase decision. It is also possible to observe that the quality of information, the notoriety of the website, the security perception, the information satisfaction and the related benefits are all determining factors in the act of purchase.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana Lúcia Peniche2019-01-22T11:09:39Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16995porCaetano, Ana Lúcia Peniche (2018). "Fatores que podem influenciar o comportamento de compra online na geração Y em Portugal, especificamente o compromisso com o site". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.405139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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