Comportamento de compra online da geração Y em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10492 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_f5d5b737434efee4f5871df5bc26a49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10492 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento de compra online da geração Y em PortugalComércio electrónicoComportamento do consumidorCompra onlineGeração YModelo de Aceitação TecnológicoE-commerceConsumer behaviorOnline shoppingGeneration YTechnology Acceptance ModelMestrado em MarketingA geração Y representa um mercado de jovens adultos e adultos que acompanharam o crescimento exponencial da Internet, e por isso representam um forte atractivo de mercado no âmbito das compras online. Neste estudo é analisado o perfil da geração Y que compra online e analisa-se quais os determinantes da intenção de compra online, incorporando os seguintes factores: utilidade percebida, facilidade de uso percebido, confiança, segurança, privacidade, normas subjectivas, inovação, características do website (conteúdo e design), risco percebido (financeiro, desempenho do produto, perda de tempo/inconveniência); Benefícios Percebidos (conveniência, variedade de produtos, facilidade de compra) e a satisfação. Foi feita uma análise de clusters, sendo que os resultados demonstraram a existência de três perfis de compradores online - os desconfiados, os moderados e os entusiastas. Evidencia-se ainda, através da realização de uma regressão linear múltipla, que os factores satisfação, utilidade percebida, segurança, benefício de conveniência na compra, variedade de produtos e inovação são os factores que apresentaram um impacto positivo e significativo na intenção de comprar online.Generation Y represents a big market of young adults and adults that has followed the exponential Internet growth, representing a strong attractive market on online purchase scope. In this study, the generation Y sample profile that buys online is analyzed and the determinants of the online purchase intention were verified, incorporating the following factors: perceived utility, perceived ease of use, trust, security, privacy, subjective norms, innovation, website features (content and design), perceived risk (financial, product performance, time loss/inconvenience); perceived benefits (convenience, product variety, purchase easiness) and satisfaction. A cluster analysis has been performed and results demonstrated the existence of three profiles among online buyers- the suspicious, the moderate and the enthusiastic. It is also emphasized that, through a Multiple Linear Regression, factors like satisfaction, perceived utility, security, convenience benefits in purchase, product variety and innovation, revealed a positive impact on online purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaFigueiredo, Sandy de Amaral2016-05-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10492porFigueiredo, Sandy de Amaral (2015). "Comportamento de compra online da geração Y em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:56.762902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
title |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
spellingShingle |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal Figueiredo, Sandy de Amaral Comércio electrónico Comportamento do consumidor Compra online Geração Y Modelo de Aceitação Tecnológico E-commerce Consumer behavior Online shopping Generation Y Technology Acceptance Model |
title_short |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
title_full |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
title_fullStr |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
title_full_unstemmed |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
title_sort |
Comportamento de compra online da geração Y em Portugal |
author |
Figueiredo, Sandy de Amaral |
author_facet |
Figueiredo, Sandy de Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Isaías, Pedro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandy de Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio electrónico Comportamento do consumidor Compra online Geração Y Modelo de Aceitação Tecnológico E-commerce Consumer behavior Online shopping Generation Y Technology Acceptance Model |
topic |
Comércio electrónico Comportamento do consumidor Compra online Geração Y Modelo de Aceitação Tecnológico E-commerce Consumer behavior Online shopping Generation Y Technology Acceptance Model |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-05-01T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10492 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandy de Amaral (2015). "Comportamento de compra online da geração Y em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131051830804480 |