Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3445
Resumo: O presente estudo analisou o assédio moral no ambiente de trabalho, suas diversas nomenclaturas e conceitos existentes. Ao iniciar esta tarefa, identificou-se as formas de assédio moral, além de terem sido exploradas os poderes típicos do empregador em face do contrato de trabalho. Em momento posterior, analisou-se o poder diretivo do empregador enfatizando seus limites em que a exacerbação das condutas do poder diretivo enseja o assédio moral. Além disso, foi imprescindível a realização de análise individual das características das condutas indicadoras do assédio moral laboral, portanto centrou-se na busca de elementos objetivos para a identificação dos mesmos. O presente estudo demonstrou a existência de limites ao poder diretivo do empregador, ressaltando o direito fundamental da proteção da pessoa humana, sendo este o que permeia todas as discussões sobre o tema. Por fim, destacou-se que empregador tem o direito de fiscalizar, organizar e punir seus empregados de forma limitada, pois o poder diretivo tem como fronteira o princípio da dignidade da pessoa humana, inexistindo poder ilimitado ao empregador. Desta forma não são respeitados os limites do poder diretivo, tendo sido possível identificar os elementos caracterizadores do assédio moral.
id RCAP_1ce1415e449820f2d591e24db6d18eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.Assédio Moral LaboralPoder DiretivoDignidade da Pessoa HumanaO presente estudo analisou o assédio moral no ambiente de trabalho, suas diversas nomenclaturas e conceitos existentes. Ao iniciar esta tarefa, identificou-se as formas de assédio moral, além de terem sido exploradas os poderes típicos do empregador em face do contrato de trabalho. Em momento posterior, analisou-se o poder diretivo do empregador enfatizando seus limites em que a exacerbação das condutas do poder diretivo enseja o assédio moral. Além disso, foi imprescindível a realização de análise individual das características das condutas indicadoras do assédio moral laboral, portanto centrou-se na busca de elementos objetivos para a identificação dos mesmos. O presente estudo demonstrou a existência de limites ao poder diretivo do empregador, ressaltando o direito fundamental da proteção da pessoa humana, sendo este o que permeia todas as discussões sobre o tema. Por fim, destacou-se que empregador tem o direito de fiscalizar, organizar e punir seus empregados de forma limitada, pois o poder diretivo tem como fronteira o princípio da dignidade da pessoa humana, inexistindo poder ilimitado ao empregador. Desta forma não são respeitados os limites do poder diretivo, tendo sido possível identificar os elementos caracterizadores do assédio moral.2018-02-08T17:07:49Z2018-01-26T00:00:00Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3445TID:201840693porFarias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:17:53Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:32.862458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
title Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
spellingShingle Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
Farias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares
Assédio Moral Laboral
Poder Diretivo
Dignidade da Pessoa Humana
title_short Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
title_full Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
title_fullStr Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
title_full_unstemmed Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
title_sort Assédio moral no ambiente de trabalho: os limites do poder diretivo e a caracterização do assédio moral.
author Farias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares
author_facet Farias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio Moral Laboral
Poder Diretivo
Dignidade da Pessoa Humana
topic Assédio Moral Laboral
Poder Diretivo
Dignidade da Pessoa Humana
description O presente estudo analisou o assédio moral no ambiente de trabalho, suas diversas nomenclaturas e conceitos existentes. Ao iniciar esta tarefa, identificou-se as formas de assédio moral, além de terem sido exploradas os poderes típicos do empregador em face do contrato de trabalho. Em momento posterior, analisou-se o poder diretivo do empregador enfatizando seus limites em que a exacerbação das condutas do poder diretivo enseja o assédio moral. Além disso, foi imprescindível a realização de análise individual das características das condutas indicadoras do assédio moral laboral, portanto centrou-se na busca de elementos objetivos para a identificação dos mesmos. O presente estudo demonstrou a existência de limites ao poder diretivo do empregador, ressaltando o direito fundamental da proteção da pessoa humana, sendo este o que permeia todas as discussões sobre o tema. Por fim, destacou-se que empregador tem o direito de fiscalizar, organizar e punir seus empregados de forma limitada, pois o poder diretivo tem como fronteira o princípio da dignidade da pessoa humana, inexistindo poder ilimitado ao empregador. Desta forma não são respeitados os limites do poder diretivo, tendo sido possível identificar os elementos caracterizadores do assédio moral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08T17:07:49Z
2018-01-26T00:00:00Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3445
TID:201840693
url http://hdl.handle.net/11144/3445
identifier_str_mv TID:201840693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136813958299648