Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39412
Resumo: Esta investigação explora fatores que influenciam os comportamentos de consumo da população portuguesa, através do estudo das atuais tendências de consumo globais entre outras dimensões propostas por teorias de comportamento do consumidor. Após a contextualização do projeto desenvolvimento na Sonae MC no fornecimento de dados secundários que constituíram os métodos de recolha de informação para suporte deste estudo, realizou-se uma análise qualitativa com o objetivo de identificar formas inovadoras de impulsionar as categorias de produto nas direções previstas para o futuro. Realizou-se uma análise de clusters para agrupar categorias de produto com perfis semelhantes para os quais se possam aplicar recomendações de gestão e implicações de política de empresa específicas. Os resultados deste estudo apontam para as dimensões com maior impacto nos hábitos de consumo dos portugueses nas categorias de produto selecionadas, sendo proposto, como conclusão, algumas sugestões de inovação, gestão e comunicação para os grupos homogéneos de categorias, obtendo-se assim, um conjunto de diretrizes alinhadas com a realidade contemporânea do consumo de retalho alimentar em Portugal.
id RCAP_1d1586dcb2effb2a5a200812f7900d69
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCGTendências de consumo globaisComportamento do consumidorRetalho alimentarFMCGSonae MCGlobal consumer trendsConsumer behaviorFood retailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação explora fatores que influenciam os comportamentos de consumo da população portuguesa, através do estudo das atuais tendências de consumo globais entre outras dimensões propostas por teorias de comportamento do consumidor. Após a contextualização do projeto desenvolvimento na Sonae MC no fornecimento de dados secundários que constituíram os métodos de recolha de informação para suporte deste estudo, realizou-se uma análise qualitativa com o objetivo de identificar formas inovadoras de impulsionar as categorias de produto nas direções previstas para o futuro. Realizou-se uma análise de clusters para agrupar categorias de produto com perfis semelhantes para os quais se possam aplicar recomendações de gestão e implicações de política de empresa específicas. Os resultados deste estudo apontam para as dimensões com maior impacto nos hábitos de consumo dos portugueses nas categorias de produto selecionadas, sendo proposto, como conclusão, algumas sugestões de inovação, gestão e comunicação para os grupos homogéneos de categorias, obtendo-se assim, um conjunto de diretrizes alinhadas com a realidade contemporânea do consumo de retalho alimentar em Portugal.This investigation explores the influence of factors in Portuguese consumption behaviors, through the study of contemporary global consumer trends, among other dimensions proposed by preexisting consumer behavior Theories. After a contextualization of Sonae MC’s project development which provided the means for data collection to support this study, a qualitative analysis was carried out with the purpose of identifying innovative ways to boost the product categories in future directions. A cluster analysis was performed to group product categories with similar profiles to which specific management recommendations and company policy implications can be applied. The results of this study point to the dimensions with greatest impact on Portuguese consumption habits in the selected product categories, being proposed, as a conclusion, some suggestions for innovation, management, and communication for the homogeneous clusters of categories, thus obtaining a set of guidelines in line with the contemporary reality of food retail consumption in Portugal.Sottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGraça, Catarina Alexandra Pereira Rocha2022-11-28T14:33:50Z2022-10-122022-052022-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39412TID:203088352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:15.481084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
title Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
spellingShingle Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
Graça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
Tendências de consumo globais
Comportamento do consumidor
Retalho alimentar
FMCG
Sonae MC
Global consumer trends
Consumer behavior
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
title_full Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
title_fullStr Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
title_full_unstemmed Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
title_sort Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG
author Graça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
author_facet Graça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Tendências de consumo globais
Comportamento do consumidor
Retalho alimentar
FMCG
Sonae MC
Global consumer trends
Consumer behavior
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Tendências de consumo globais
Comportamento do consumidor
Retalho alimentar
FMCG
Sonae MC
Global consumer trends
Consumer behavior
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta investigação explora fatores que influenciam os comportamentos de consumo da população portuguesa, através do estudo das atuais tendências de consumo globais entre outras dimensões propostas por teorias de comportamento do consumidor. Após a contextualização do projeto desenvolvimento na Sonae MC no fornecimento de dados secundários que constituíram os métodos de recolha de informação para suporte deste estudo, realizou-se uma análise qualitativa com o objetivo de identificar formas inovadoras de impulsionar as categorias de produto nas direções previstas para o futuro. Realizou-se uma análise de clusters para agrupar categorias de produto com perfis semelhantes para os quais se possam aplicar recomendações de gestão e implicações de política de empresa específicas. Os resultados deste estudo apontam para as dimensões com maior impacto nos hábitos de consumo dos portugueses nas categorias de produto selecionadas, sendo proposto, como conclusão, algumas sugestões de inovação, gestão e comunicação para os grupos homogéneos de categorias, obtendo-se assim, um conjunto de diretrizes alinhadas com a realidade contemporânea do consumo de retalho alimentar em Portugal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T14:33:50Z
2022-10-12
2022-05
2022-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39412
TID:203088352
url http://hdl.handle.net/10400.14/39412
identifier_str_mv TID:203088352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132046382071808