O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daniela Sofia Minhós
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20042
Resumo: Relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_1d15ef4a934a23168c78db2b9eaaed5c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infânciaEspaçoMateriaisMateriais não-estruturadosMateriais estruturadosExploraçãoCrecheJardim de InfânciaInvestigação-açãoSpaceMaterialsNon-structured MaterialsStructured Materials ExplorationDaycareKindergartenResearch-ActionRelatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-escolarO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores podem otimizar a exploração dos materiais não-estruturados e quais as estratégias que são por eles utilizadas. Também tem como propósito perceber de que modo é realizada a exploração dos materiais não-estruturados pelas crianças e qual o papel do educador nessa perspetiva. Tendo sempre em vista, compreender qual o lugar que os materiais estruturados e não-estruturados ocupam numa sala de Creche e de Jardim de Infância. A apresentação deste relatório tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. Todas as experiências que vivi durante os dois momentos de estágio, em Creche e Jardim de Infância e as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância, estão refletidas ao longo de todo o relatório, bem como as minhas intervenções e as práticas das duas educadoras cooperantes. Este projeto foi realizado tendo por base a metodologia da Investigação-Ação, sendo que é um método integrado nas metodologias da Investigação Qualitativa que por sua vez está integrada no Paradigma Qualitativo. A partir de uma situação-problema identificada no contexto, procurei mobilizar estratégias para melhorá-la através das minhas intervenções enquanto estagiária. Ao longo deste relatório refleti sobre os aspetos fundamentais que constituem este estágio para melhor responder à questão de partida “Como otimizar a exploração de materiais não-estruturados em Creche e Jardim de Infância?”The present Investigation Project Report has as main goal understand how the educators can optimize the exploration of non-structured materials and which strategies are used by them. It also has purpose to understand how is made the exploration of non-structured materials by children’s and what is the role of the educator on that perspective. Having always in mind the importance of understand which is the place that structured materials occupy in a Daycare and a Kindergarten. The purpose of this report is to obtain a Preschool Education Master’s Degree. Every experience I have lived through during my two internships, in daycare and kindergarten respectively, as well as my expectations as a future kindergarten teacher, my interventions, and the practices of the two cooperating educators, are reflected throughout this report. This project was carried out based on the Research-Action methodology, which is an approach integrated in the Qualitative Research methodology that in turn is included in the Interpretive Paradigm. From a fragile situation identified in the context, I tried to use some strategies to improve it through my interventions as a trainee. Throughout this report, I have reflected on its fundamental aspects in order to better answer my initial question: “How to optimize the exploration of non-structured materials both in Daycare and Kindergarten?”Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoCorreia, IsabelRepositório ComumRosa, Daniela Sofia Minhós2018-01-10T14:21:46Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20042TID:201818370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:58.298896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
title O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
spellingShingle O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
Rosa, Daniela Sofia Minhós
Espaço
Materiais
Materiais não-estruturados
Materiais estruturados
Exploração
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Space
Materials
Non-structured Materials
Structured Materials Exploration
Daycare
Kindergarten
Research-Action
title_short O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
title_full O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
title_fullStr O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
title_sort O Lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim de infância
author Rosa, Daniela Sofia Minhós
author_facet Rosa, Daniela Sofia Minhós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Daniela Sofia Minhós
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Materiais
Materiais não-estruturados
Materiais estruturados
Exploração
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Space
Materials
Non-structured Materials
Structured Materials Exploration
Daycare
Kindergarten
Research-Action
topic Espaço
Materiais
Materiais não-estruturados
Materiais estruturados
Exploração
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Space
Materials
Non-structured Materials
Structured Materials Exploration
Daycare
Kindergarten
Research-Action
description Relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10T14:21:46Z
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20042
TID:201818370
url http://hdl.handle.net/10400.26/20042
identifier_str_mv TID:201818370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349901885440