A aprendizagem ao longo da vida como processo contínuo e global: a emergência da educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vítor José Andrade Lopes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/18015
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)
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spelling A aprendizagem ao longo da vida como processo contínuo e global: a emergência da educação e formação de adultos374.7Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)O tema da educação e formação de adultos ao longo da vida desperta interesse, numa altura em que muitos teóricos defendem a ruptura com os modelos tradicionais de ensino a nível metodológico e curricular, defendendo uma nova forma de encarar o ensino e a formação. Na União Europeia, nos últimos anos, os documentos emanados das estruturas directivas revelam uma crescente preocupação e por isso se têm discutido e definido linhas condutoras das políticas ligadas ao emprego e à formação profissional. A necessidade de harmonizar conceitos, práticas, medidas, com vista a poder-se responder eficazmente à baixa escolarização de grande parte da população adulta no espaço da União Europeia, tem um percurso já longo traduzido em medidas que nos últimos anos têm sido consistentemente mantidas. Em Portugal, a emergência de novas profissões com características distintas das actividades tradicionais veio permitir alargar o tipo de entendimentos bem como de ofertas que se criaram em função das novas necessidades, constatado que foi o desfasamento entre as necessidades da sociedade portuguesa e o cenário das competências possuídas por grande parte da sua população. A experiência de países como Inglaterra, Irlanda e França foi aproveitada por Portugal e pelos seus técnicos, para a construção de um referencial de competências-chave para a educação e formação ao longo da vida, que se crê adaptado às exigências do mundo actual. A presente investigação procura, mediante a realização de uma análise documental e de um conjunto de entrevistas a um grupo de formadores e de formandos, aferir indirectamente a validade deste tipo de cursos e conhecer um pouco melhor os seus efeitos na vida dos seus frequentadores.The subject of lifelong education and training for adults regains significance as nowadays many theorists sustain the rupture with traditional models of teaching both at the methodological and curricular levels, defending a new way of facing education and training. The European Union’s recent initiatives on this subject show a growing concern with the promotion of more qualified human resources and therefore there has been some discussion and there are new guidelines for policies related to employment and vocational training. The need to harmonize concepts, practices and measures in order to be able to give an efficient answer to the inadequate qualification of most of the adult population within the European Union has indeed an already long tradition, which in recent years has been consistently maintained. In Portugal, the emergence of new professions with distinct characteristics of traditional activities has allowed the creation of a wide consensus around the creation of new education and training programs that could fill the gap between the needs of the economic structure and the framework of qualifications possessed by most of the population. The experience of countries like England, Ireland and France was used in Portugal for the creation of a new referential system of key competencies within lifelong education and training, one that is believed to be adapted to the demands of today’s world. This research, conducted empirically through a documentary review and a series of interviews with a group of trainers and trainees, seeks to measure indirectly the validity of such courses and aims especially at a greater understanding of the effects of these courses on the lives of its receivers.Felizes, JoelUniversidade do MinhoCunha, Vítor José Andrade Lopes da20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/18015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:32ZPortal AgregadorONG
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