Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos

Bibliographic Details
Main Author: Franco, Dúnia Conceição Ornelas
Publication Date: 2010
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://hdl.handle.net/1822/16908
Summary: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_556799e2864f9ae97d1997bde2dba369
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos374.7Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)Apesar de já existir há alguns anos, em Portugal, a educação de adultos nunca foi uma grande aposta do nosso sistema educativo, não fossem os sucessivos avanços e recuos das políticas de educação de adultos ao longo dos últimos trinta anos. Todavia, desde 2005, a iniciativa Novas Oportunidades tem vindo a ganhar preponderância junto da população portuguesa, sendo encarada como uma segunda oportunidade para aqueles que, em tenra idade, abandonaram a escola para iniciar os seus percursos profissionais, podendo agora ver, através de processos de reconhecimento validação e certificação de competências, reconhecidas as aprendizagens adquiridas ao longo da vida. Tendo presente que a passagem por um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências deva ser mais do que o simples reconhecimento, no âmbito deste estágio de mestrado profissional, e em colaboração com o Centro Novas Oportunidades da TecMinho, foi construído e implementado um projecto de Educação de Adultos cuja finalidade visava a promoção da aprendizagem ao longo da vida junto daqueles que se encontravam em processos de RVCC na respectiva entidade. Neste sentido, o presente relatório apresenta todos os passos realizados aquando da sua implementação e desenvolvimento, bem como reflecte sobre os contributos adquiridos por parte daqueles que participaram regularmente nas actividades do mesmo. Apesar de considerarmos que existe ainda um longo caminho a ser percorrido no campo da educação de adultos em Portugal, e em especial junto daqueles que são detentores de baixas qualificações, pensamos que, de certa forma contribuímos para a construção desse mesmo caminho quando, através deste projecto, mostrámos a todos aqueles que nele participaram que os processos de educação e aprendizagem não têm de acontecer apenas em contextos formais, mas também em contextos informais e não-formais.Despite of existing for a few years in Portugal, the adult education never was a big bet of our system education and during the last thirty years there were several advancements and recoils in what the adult education policy concerns. However, since 2005 the New Opportunities initiative has been winning importance among the portuguese population, being faced has a second opportunity for the ones that still in a young age left school to begin their Professional path, being now recognized their lifelong learning’s acquired. Having present that the passage to a recognition, validation and certification process skills has to be more than a simple recognition this professional mastership period of practice with the collaboration of the New Opportunities TecMinho Centre built and established and Adult Education Project with the purpose of a lifelong learning’s promotion among the ones that were in the RVCC processes in the respective entity. The present report shows all the steps that were made during the implementation and development, as well as the contributions achieved by the ones that regularly participated in this project activities. Despite considering that there is still a long path to run in what the adult education in Portugal concerns, especially among the ones that have low qualifications, we think that on a certain way we contributed for the construction of that path with this project, showing to the ones that participated that this education and learning processes should not only happen in formal contexts but also in informal and non-formal contexts.Palhares, José AugustoUniversidade do MinhoFranco, Dúnia Conceição Ornelas20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/16908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:38.757871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
title Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
spellingShingle Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
Franco, Dúnia Conceição Ornelas
374.7
title_short Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
title_full Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
title_fullStr Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
title_full_unstemmed Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
title_sort Educação de adultos num Centro Novas Oportunidades: a construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
author Franco, Dúnia Conceição Ornelas
author_facet Franco, Dúnia Conceição Ornelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, José Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Dúnia Conceição Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv 374.7
topic 374.7
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/16908
url https://hdl.handle.net/1822/16908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133065214164992