Do espaço de aprendizagem para uma nova dinâmica de comunicação no AECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Maria Moreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10825
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, encontrando-se estratificado em quatro partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento e percurso do contexto educativo, fazendo referência às suas características, à escola e ao meio envolvente, bem como à turma sobre a qual recaiu a ação pedagógica. Faz referência aos contextos de observação e lecionação, descrevendo a experiência passada pelas duas áreas de ensino abrangidas, bem como da transição das aulas presenciais para o modelo ensino a distância (E@D) e de aulas síncronas e assíncronas com recurso às plataformas educacionais implementadas na escola. Por fim, evidencia as razões que conduziram à escolha do trabalho de investigação, assim com a sua importância e finalidades, finalizando com uma breve reflexão pessoal sobre a experiência vivida e a sua contribuição na minha formação profissional e pessoal. A segunda parte, designada por enquadramento teórico, debruça-se sobre o trabalho de investigação. Esta desenvolve-se sobre uma linha orientadora que engloba a teoria inerente à investigação, assim como a relação e a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na modalidade de E@D, utilizada atualmente como alternativa às aulas presenciais devido à pandemia da COVID-19, e a sua consolidação à modalidade E@D. A metodologia e processos escolhidos e postos em prática na investigação, concluindo com a exposição, fundamentação e análise dos dados obtidos através da observação realizada na prática de ensino supervisionada são, também aqui, apresentados. A terceira parte do relatório descreve a contribuição da professora estagiária na PES, evidenciando as necessidades observadas e sentidas pela comunidade educativa do AECE para a implementação de ferramentas educativas adequadas para o E@D, os processos de desenvolvimento da plataforma de gestão educativa AECE, assim como as dificuldades sentidas e possíveis melhorias. A quarta, e última parte, encerra o relatório, expondo as considerações gerais numa reflexão sobre a experiência no percurso na PES e no AECE com a minha reflexão pessoal sobre todo o processo desenvolvido e a sua contribuição no meu percurso profissional e pessoal.
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Por fim, evidencia as razões que conduziram à escolha do trabalho de investigação, assim com a sua importância e finalidades, finalizando com uma breve reflexão pessoal sobre a experiência vivida e a sua contribuição na minha formação profissional e pessoal. A segunda parte, designada por enquadramento teórico, debruça-se sobre o trabalho de investigação. Esta desenvolve-se sobre uma linha orientadora que engloba a teoria inerente à investigação, assim como a relação e a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na modalidade de E@D, utilizada atualmente como alternativa às aulas presenciais devido à pandemia da COVID-19, e a sua consolidação à modalidade E@D. A metodologia e processos escolhidos e postos em prática na investigação, concluindo com a exposição, fundamentação e análise dos dados obtidos através da observação realizada na prática de ensino supervisionada são, também aqui, apresentados. A terceira parte do relatório descreve a contribuição da professora estagiária na PES, evidenciando as necessidades observadas e sentidas pela comunidade educativa do AECE para a implementação de ferramentas educativas adequadas para o E@D, os processos de desenvolvimento da plataforma de gestão educativa AECE, assim como as dificuldades sentidas e possíveis melhorias. A quarta, e última parte, encerra o relatório, expondo as considerações gerais numa reflexão sobre a experiência no percurso na PES e no AECE com a minha reflexão pessoal sobre todo o processo desenvolvido e a sua contribuição no meu percurso profissional e pessoal.This report was developed within the curricular unit of Supervised Teaching Practice and is stratified into four parts. The first part corresponds to the framework and the educational context course, referring to its characteristics, to the school and the surrounding environment, as well as to the class on which the pedagogical action fell. Refers to the contexts of observation and teaching, describing the experience of the two teaching areas covered, as well as the transition of in presence classes to the model of distance learning (with synchronous and asynchronous classes) using educational platforms implemented in the school. Finally, it highlights the reasons that led to the choice of the research work, as well as its importance and aims, and a brief reflection on this chapter. The second part, called the theoretical framework, deals with research work. It is developed on a guiding line that encompasses the whole theory inherent in this research, as well as the relationship and importance of the use of information and communication technologies (ICT) in distance learning (E@D), currently used as an alternative to in presence classes due to the COVID-19 pandemic, and its consolidation to the E@D modality. The methodology and processes chosen and putted into practice in the research, concluding with the exposition, rationale and analysis of the data obtained by observation in supervised teaching practice are also presented. The third part of the report describes the contribution of the trainee teacher in its internship, highlighting the needs observed and felt by the AECE educational community for the implementation of appropriate educational tools for E@D, the development processes of the AECE educational management platform, as well as the advantages and disadvantages, the difficulties experienced and the possible improvements. The fourth and final part closes the report, setting out the general considerations in a reflection on the experience of the journey in PES and AECE with my personal reflection on the whole process developed and its contribution in my professional and personal career.2021-11-22T16:55:33Z2020-12-30T00:00:00Z2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10825TID:202600467porSousa, Carla Maria Moreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:27.620661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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