O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Diana Soraia Calado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6823
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_1d2d4e7281fb3ffd96778d00c59300a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º anoComunicação matemáticaEstratégias de resolução de problemasInstrumento de apoio à comunicaçãoMathematical comunicationProblem solving strategiesCommunication support instrumentRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoA criação de ambientes de sala de aula onde os alunos são agentes efetivos da sua aprendizagem e têm espaço para participar e expor os seus conhecimentos, sabendo que vão ser ouvidos pelo professor e colegas, é, cada vez mais, uma recomendação curricular da atualidade e objeto de estudo. Este relatório dá conta da intervenção realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, com o propósito de promover a aprendizagem, valorizando, sistematicamente, a comunicação. Em simultâneo, explana-se a investigação realizada nesta turma, que envolveu a avaliação do impacto da construção de um instrumento de apoio aos momentos de Comunicação Matemática, no contexto de uma rotina semanal da turma, a Apresentação do Problema da Semana. Com a pretensão de dar resposta às questões (i) quais os contributos de um instrumento de apoio à organização e estruturação dos momentos de comunicação matemática? e (ii) de que forma esse mesmo instrumento contribui para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas?, investigou-se a evolução da turma quanto à comunicação das resoluções dos problemas e à variedade das estratégias utilizadas, antes e após a construção coletiva do instrumento de apoio. A análise de resultados, feita através da análise das produções dos alunos e das respostas a um questionário que instigou a reflexão sobre o papel do instrumento de apoio ao longo das várias apresentações do problema da semana, permitiu perceber uma crescente variedade de estratégias utilizadas e uma maior preocupação, por parte dos alunos, em organizar e estruturar os momentos de comunicação matemática, bem como em mobilizar um discurso com correção matemática. Este é um estudo que se limita a uma turma, não sendo as suas conclusões generalizáveis, mas que pode contribuir com uma estratégia para melhorar a comunicação matemática dos alunos, de uma forma que os envolve de forma direta e que prevê a sua participação e papel ativo na aprendizagem.ABSTRACT Creating classroom environments where students are effective agents of their learning process and have space to participate and exhibit their skills, knowing that they will be heard by the teacher and classmates, is an increasingly curricular recomendation and object of stdy nowadays. This report gives an account of the intervention carried out on a 4th grade level class, with the purpose of promoting learning, valuing, systematically, the communication. At the same time, explains research performed in this class, which involved the evaluation of the impact of the construction of an instrument in support of Mathematical Communication moments, in the context of a weekly routine of the class, The Presentation of rhe Problem of the Week. With the pretense of responding to questions (i) what are the contributions of an instrument of support to the organization and structuring of moments of mathematical communication? and (ii) how this same instrument contributes to the development of problem solving strategies?, it was investigated the evolution of the class regarding the communication of the resolutions of the problems and the variety of strategies used in problem solving, before and after the collective construction of the instrument. The analysis of results, through the analysis of students’ productions and the replies to a questionnaire that instigated the reflection about the role of the instrument of support along the various presentations of the problem of the week, allowed to realize a growing variety of strategies used and greater concern, on the part of students, to organise and structure the moments of mathematical communication as well as in mobilizing a discourse with mathematical correction. This is a study that is limited to a class, which makes its conclusions not generalizable, but that can contribute with a strategy to improve students’ math communication, in a way that involves them directly and provides their participation and active role in their own learning process.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaVeloso, GraciosaRCIPLNunes, Diana Soraia Calado2017-02-20T11:11:18Z2016-12-222016-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6823TID:201608600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.999241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
title O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
spellingShingle O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
Nunes, Diana Soraia Calado
Comunicação matemática
Estratégias de resolução de problemas
Instrumento de apoio à comunicação
Mathematical comunication
Problem solving strategies
Communication support instrument
title_short O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
title_full O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
title_fullStr O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
title_full_unstemmed O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
title_sort O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º ano
author Nunes, Diana Soraia Calado
author_facet Nunes, Diana Soraia Calado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Graciosa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Diana Soraia Calado
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Estratégias de resolução de problemas
Instrumento de apoio à comunicação
Mathematical comunication
Problem solving strategies
Communication support instrument
topic Comunicação matemática
Estratégias de resolução de problemas
Instrumento de apoio à comunicação
Mathematical comunication
Problem solving strategies
Communication support instrument
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
2016-12-22T00:00:00Z
2017-02-20T11:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6823
TID:201608600
url http://hdl.handle.net/10400.21/6823
identifier_str_mv TID:201608600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418130243584