Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzeça, Karina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169100
Resumo: Esta pesquisa trata-se de uma investigação-ação que foi desenvolvida com um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, que nunca havia trabalhado com a metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante seis encontros, nos quais se pretendia analisar as estratégias evidenciadas por estes estudantes ao resolverem os problemas propostos. Foi apresentado um conjunto de problemas para serem resolvidos em duplas ou grupos, com o intuito de capacitar estes estudantes a resolverem problemas utilizando como orientação os passos propostos por George Polya na Resolução de Problemas. Com o decorrer dos encontros, identificou-se, ao analisarmos as resoluções, alguns tipos de estratégias, entre elas a mais aplicada foi a utilização de um desenho ou diagrama. Além disso pode-se notar o desenvolvimento da autonomia destes alunos e que compreenderam a importância de seguir um plano de resolução. Na pesquisa, a professora-pesquisadora teve o papel de orientadora do processo, fazendo perguntas e propondo situações que favorecessem que os alunos encontrassem seus próprios métodos e estratégias de resolução.
id UFRGS-2_8068d457ef66c5a9bc823710b5368e5e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169100
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grzeça, KarinaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2017-10-03T02:27:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/169100001048028Esta pesquisa trata-se de uma investigação-ação que foi desenvolvida com um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, que nunca havia trabalhado com a metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante seis encontros, nos quais se pretendia analisar as estratégias evidenciadas por estes estudantes ao resolverem os problemas propostos. Foi apresentado um conjunto de problemas para serem resolvidos em duplas ou grupos, com o intuito de capacitar estes estudantes a resolverem problemas utilizando como orientação os passos propostos por George Polya na Resolução de Problemas. Com o decorrer dos encontros, identificou-se, ao analisarmos as resoluções, alguns tipos de estratégias, entre elas a mais aplicada foi a utilização de um desenho ou diagrama. Além disso pode-se notar o desenvolvimento da autonomia destes alunos e que compreenderam a importância de seguir um plano de resolução. Na pesquisa, a professora-pesquisadora teve o papel de orientadora do processo, fazendo perguntas e propondo situações que favorecessem que os alunos encontrassem seus próprios métodos e estratégias de resolução.This study presents an action research that was developed with a group of Elementary School students from a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, which had never worked with the Problem Solving methodology. The research was developed during six meetings, in which it was intended to analyze the strategies evidenced by these students in solving the problems proposed. It was presented a set of problems to be solved in pairs or groups, in order to enable these students to solve problems using as guidance the steps proposed by George Polya in Problem Solving. Throughout the meetings, we identified, when we analyzed the resolutions, some types of strategies, among them the most applied was the use of a drawing or diagram. In addition, one can note the development of the autonomy of these students and who understood the importance of following a resolution plan. In the research, the teacher-researcher had the role of guiding the process, asking questions and proposing situations that favored the students to find their own methods and resolution strategies.application/pdfporResolução de problemasProblem SolvingPolyaStrategiesUma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polyainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048028.pdf001048028.pdfTexto completoapplication/pdf2073612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/1/001048028.pdf3f6c8ece5cde46fefa652554fd57166eMD51TEXT001048028.pdf.txt001048028.pdf.txtExtracted Texttext/plain96343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/2/001048028.pdf.txt3aa16eb712308f00cff7dd86eed208f7MD52THUMBNAIL001048028.pdf.jpg001048028.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/3/001048028.pdf.jpg7fdbba375b1be690a647aaca9f981e42MD5310183/1691002018-10-29 08:23:05.868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169100Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:23:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
title Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
spellingShingle Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
Grzeça, Karina
Resolução de problemas
Problem Solving
Polya
Strategies
title_short Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
title_full Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
title_fullStr Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
title_full_unstemmed Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
title_sort Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polya
author Grzeça, Karina
author_facet Grzeça, Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzeça, Karina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
topic Resolução de problemas
Problem Solving
Polya
Strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem Solving
Polya
Strategies
description Esta pesquisa trata-se de uma investigação-ação que foi desenvolvida com um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, que nunca havia trabalhado com a metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante seis encontros, nos quais se pretendia analisar as estratégias evidenciadas por estes estudantes ao resolverem os problemas propostos. Foi apresentado um conjunto de problemas para serem resolvidos em duplas ou grupos, com o intuito de capacitar estes estudantes a resolverem problemas utilizando como orientação os passos propostos por George Polya na Resolução de Problemas. Com o decorrer dos encontros, identificou-se, ao analisarmos as resoluções, alguns tipos de estratégias, entre elas a mais aplicada foi a utilização de um desenho ou diagrama. Além disso pode-se notar o desenvolvimento da autonomia destes alunos e que compreenderam a importância de seguir um plano de resolução. Na pesquisa, a professora-pesquisadora teve o papel de orientadora do processo, fazendo perguntas e propondo situações que favorecessem que os alunos encontrassem seus próprios métodos e estratégias de resolução.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-03T02:27:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169100
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048028
url http://hdl.handle.net/10183/169100
identifier_str_mv 001048028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/1/001048028.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/2/001048028.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169100/3/001048028.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f6c8ece5cde46fefa652554fd57166e
3aa16eb712308f00cff7dd86eed208f7
7fdbba375b1be690a647aaca9f981e42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224538235600896