Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21109 |
Resumo: | Os estilos parentais têm impacto em vários aspetos do comportamento das crianças e também na aceitação social destas na escola. Este estudo tem como objetivo geral explorar o efeito mediador dos problemas de comportamento na relação entre estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar. Pretende-se ainda analisar eventuais diferenças nestes constructos em função do sexo da criança. Participaram neste estudo 337 crianças (174 meninas e 163 meninos) com idades compreendidas entre 41.66 meses e os 75.63 meses (M= 60.16, DP= 7.86), as suas mães e 58 educadoras de jardins de infância da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhidas as informações junto das crianças, das suas respetivas mães e das educadoras. Os principais resultados do presente estudo evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças do sexo feminino e crianças do sexo masculino quanto aos problemas de comportamento externalizantes, com as crianças do sexo masculino a apresentarem resultados mais elevados. Verificou-se também um efeito positivo e significativo do estilo autoritário sobre os problemas de comportamento externalizantes. Verificou ainda uma relação de mediação, com o estilo autoritário associado à aceitação social das crianças em contexto pré-escolar, por intermédio dos problemas de comportamento externalizantes. Os resultados deste estudo fornecem dados relevantes para o desenvolvimento de futuras investigações na área da parentalidade. |
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