A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37569 |
Resumo: | Este trabalho pretende, através de uma leitura estético-política, estabelecer a forma como Tarr representa o ser humano, no filme Sátántangó, analisando a encenação do plano-sequência, recurso cinematográfico primordial da sua obra. A escolha deste ponto de partida assenta na escassez de estudos sobre Sátántangó, apesar deste ser considerado, por muitos críticos, como a obra-prima de Béla Tarr. Alguns dos estudos disponíveis são no âmbito da filosofia e da estética e em apenas dois deles (Heck, 2020; Batori, 2018), se encontra uma intenção de pensar o filme com uma perspetiva sócio-política. Trata-se de um estudo de caso, com base na análise detalhada de três conjuntos de planos, cada um evocando um espaço geográfico comunitário - grande planície húngara, propriedade rural dispersa e taberna. A seleção dos planos incidiu sobre os que, em nossa opinião, melhor abrem a discussão sobre a dimensão humana e oferecem maiores significados para serem explorados em si mesmos e na relação com outros planos no filme. Com este estudo foi possível abordar a influência dos ideais socialistas nos espaços comunitários, assim como o reflexo que a transição política teve na vida das pessoas, e concluir que os problemas da pobreza e da desigualdade social na Europa se mantém; e que Sátántangó, mesmo com mais de 25 anos, tem uma força, atualidade e significado, capaz de nos mostrar que a história é sobre as mesmas pessoas e que a pobreza, tal como ela é revelada pela câmara de Tarr, é ainda hoje uma realidade. |
id |
RCAP_1d501ba96f83fd827ce8466db55c1924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37569 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme SátántangóPlano-sequênciaBéla TarrSlow cinemaCinema húngaroTempo e espaço cinematograficoLong takeHungarian cinemaCinematic time and spaceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho pretende, através de uma leitura estético-política, estabelecer a forma como Tarr representa o ser humano, no filme Sátántangó, analisando a encenação do plano-sequência, recurso cinematográfico primordial da sua obra. A escolha deste ponto de partida assenta na escassez de estudos sobre Sátántangó, apesar deste ser considerado, por muitos críticos, como a obra-prima de Béla Tarr. Alguns dos estudos disponíveis são no âmbito da filosofia e da estética e em apenas dois deles (Heck, 2020; Batori, 2018), se encontra uma intenção de pensar o filme com uma perspetiva sócio-política. Trata-se de um estudo de caso, com base na análise detalhada de três conjuntos de planos, cada um evocando um espaço geográfico comunitário - grande planície húngara, propriedade rural dispersa e taberna. A seleção dos planos incidiu sobre os que, em nossa opinião, melhor abrem a discussão sobre a dimensão humana e oferecem maiores significados para serem explorados em si mesmos e na relação com outros planos no filme. Com este estudo foi possível abordar a influência dos ideais socialistas nos espaços comunitários, assim como o reflexo que a transição política teve na vida das pessoas, e concluir que os problemas da pobreza e da desigualdade social na Europa se mantém; e que Sátántangó, mesmo com mais de 25 anos, tem uma força, atualidade e significado, capaz de nos mostrar que a história é sobre as mesmas pessoas e que a pobreza, tal como ela é revelada pela câmara de Tarr, é ainda hoje uma realidade.This study, through an aesthetic-political reading, seeks to identify the ways in which Tarr represents the human being in the film Sátántangó, analysing the staging of the long take, a primordial cinematographic component of his work. The decision to engage in this inquiry is based on the scarcity of studies on Sátántangó, despite it being considered, by many critics, as Béla Tarr's masterpiece. Some of the available studies are in the field of philosophy and aesthetics and in only two of them (Heck, 2020; Batori, 2018), one finds an intent to explore the film from a socio-political perspective. This is a case study, based on the detailed analysis of three sets of shots, each evoking a communal geographical space - the Hungarian Great Plain, the scattered country estates and the tavern. The selection of these shots focused on those that best open a discussion of the human dimension, while also offering additional meanings to be explored in and of themselves and in relation to other shots in the film. Within this study, it was possible to examine the influence of socialist ideals on community spaces, as well as the impact that the political transition had on people's lives. From this, we arrive at the conclusion that the problems of poverty and social inequality in Europe remain; and that Sátántangó, even though it is over 25 years old, has a strength of actuality and meaning, capable of showing us that history is about the same people and that poverty, as it is revealed by Tarr's camera, is still a reality today.Carmona, Carlos RuizVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAguiar, Ana Catarina Ferreira2023-05-16T00:31:08Z2021-12-072021-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37569TID:202836266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:36.286251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
title |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
spellingShingle |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó Aguiar, Ana Catarina Ferreira Plano-sequência Béla Tarr Slow cinema Cinema húngaro Tempo e espaço cinematografico Long take Hungarian cinema Cinematic time and space Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
title_full |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
title_fullStr |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
title_full_unstemmed |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
title_sort |
A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó |
author |
Aguiar, Ana Catarina Ferreira |
author_facet |
Aguiar, Ana Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmona, Carlos Ruiz Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Ana Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano-sequência Béla Tarr Slow cinema Cinema húngaro Tempo e espaço cinematografico Long take Hungarian cinema Cinematic time and space Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Plano-sequência Béla Tarr Slow cinema Cinema húngaro Tempo e espaço cinematografico Long take Hungarian cinema Cinematic time and space Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este trabalho pretende, através de uma leitura estético-política, estabelecer a forma como Tarr representa o ser humano, no filme Sátántangó, analisando a encenação do plano-sequência, recurso cinematográfico primordial da sua obra. A escolha deste ponto de partida assenta na escassez de estudos sobre Sátántangó, apesar deste ser considerado, por muitos críticos, como a obra-prima de Béla Tarr. Alguns dos estudos disponíveis são no âmbito da filosofia e da estética e em apenas dois deles (Heck, 2020; Batori, 2018), se encontra uma intenção de pensar o filme com uma perspetiva sócio-política. Trata-se de um estudo de caso, com base na análise detalhada de três conjuntos de planos, cada um evocando um espaço geográfico comunitário - grande planície húngara, propriedade rural dispersa e taberna. A seleção dos planos incidiu sobre os que, em nossa opinião, melhor abrem a discussão sobre a dimensão humana e oferecem maiores significados para serem explorados em si mesmos e na relação com outros planos no filme. Com este estudo foi possível abordar a influência dos ideais socialistas nos espaços comunitários, assim como o reflexo que a transição política teve na vida das pessoas, e concluir que os problemas da pobreza e da desigualdade social na Europa se mantém; e que Sátántangó, mesmo com mais de 25 anos, tem uma força, atualidade e significado, capaz de nos mostrar que a história é sobre as mesmas pessoas e que a pobreza, tal como ela é revelada pela câmara de Tarr, é ainda hoje uma realidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 2021-07 2021-12-07T00:00:00Z 2023-05-16T00:31:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37569 TID:202836266 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37569 |
identifier_str_mv |
TID:202836266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132028055060480 |