Avaliação de um programa de intervenção educativa para o aumento da atenção e da reflexividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/147 http://hdl.handle.net/20.500.11816/147 |
Resumo: | O presente trabalho teve como principal objectivo a avaliação da eficácia do programa de intervenção educativa para aumentar a atenção e a reflexividade PIAAR-R, elegendo-se como principal objecto de estudo crianças do 2º ciclo de escolaridade (com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos) com défice de atenção, elevada impulsividade e hiperactividade. Para esse efeito foram organizados dois grupos experimentais (grupo A e grupo B) e um grupo de controlo, divididos aleatoriamente. Nas crianças pertencentes ao grupo experimental implementou-se o programa PIAAR-R e as do grupo de controlo não foram submetidas à intervenção. Definiram-se dois momentos para a avaliação dos grupos: efectuou-se um pré teste nos grupos experimentais e de controlo (Escala de Conners para pais versão revista (forma reduzida) (COp) e Escala de Conners para professores versão revista (forma reduzida) (COpr) , CBCL e TRF), e imediatamente após o término das sessões realizou-se um pós teste em ambos os grupos com os mesmos instrumentos. Avaliou-se desta forma os efeitos do programa a curto prazo. Os resultados deste estudo, comprometem a aplicação do programa a crianças com problemas de atenção e comportamentais em contexto de grupo ao ritmo de uma sessão por semana. A falta de efeitos observados, poderá relacionar-se com uma multiplicidade de causas: aspectos relacionados com as medidas de avaliação do programa, factores temporais (frequência e ritmo das sessões), factores inerentes ao técnico (falta de estratégias de controlo da qualidade da intervenção),o surgimento de variáveis parasitas, como a ocorrência de fenómenos de influência social, aspectos que dizem respeito aos observadores/avaliadores externos e aspectos relacionados com as bases teóricas do programa. |
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O presente trabalho teve como principal objectivo a avaliação da eficácia do programa de intervenção educativa para aumentar a atenção e a reflexividade PIAAR-R, elegendo-se como principal objecto de estudo crianças do 2º ciclo de escolaridade (com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos) com défice de atenção, elevada impulsividade e hiperactividade. Para esse efeito foram organizados dois grupos experimentais (grupo A e grupo B) e um grupo de controlo, divididos aleatoriamente. Nas crianças pertencentes ao grupo experimental implementou-se o programa PIAAR-R e as do grupo de controlo não foram submetidas à intervenção. Definiram-se dois momentos para a avaliação dos grupos: efectuou-se um pré teste nos grupos experimentais e de controlo (Escala de Conners para pais versão revista (forma reduzida) (COp) e Escala de Conners para professores versão revista (forma reduzida) (COpr) , CBCL e TRF), e imediatamente após o término das sessões realizou-se um pós teste em ambos os grupos com os mesmos instrumentos. Avaliou-se desta forma os efeitos do programa a curto prazo. Os resultados deste estudo, comprometem a aplicação do programa a crianças com problemas de atenção e comportamentais em contexto de grupo ao ritmo de uma sessão por semana. A falta de efeitos observados, poderá relacionar-se com uma multiplicidade de causas: aspectos relacionados com as medidas de avaliação do programa, factores temporais (frequência e ritmo das sessões), factores inerentes ao técnico (falta de estratégias de controlo da qualidade da intervenção),o surgimento de variáveis parasitas, como a ocorrência de fenómenos de influência social, aspectos que dizem respeito aos observadores/avaliadores externos e aspectos relacionados com as bases teóricas do programa. |
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