Propriedades dos ângulos de triângulos: uma experiência de ensino no 5º ano de escolaridade com recurso aos Anglegs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Catarina Joana dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34552
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado com base em atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios supervisionados integrados no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estando estruturado em três principais componentes: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. Na Introdução encontra-se uma breve descrição do modo de funcionamento dos estágios realizados e das respetivas turmas. Referem-se ainda aspetos importantes relativos às fases da prática docente, ressalvando a importância da reflexão e da investigação na formação inicial de professores. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas e aplicadas no estágio de 2.º CEB, numa turma de 5.º ano, com intuito de analisar a influência do material didático anglegs na compreensão dos alunos sobre propriedades de triângulos. O principal objetivo deste estudo foi analisar a influência de uma experiência de ensino, recorrendo a artefactos, de modo a promover a compreensão dos alunos sobre os procedimentos matemáticos inerentes às propriedades dos triângulos no 5.º ano do 2.º CEB. Deste modo foi realizado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como dos registos fotográficos e áudio dos alunos. A investigação aplicada evidencia que a utilização dos anglegs influenciou a compreensão dos alunos relativamente às três propriedades dos triângulos pretendidas, promovendo melhorias significativas através da problematização e investigação das tarefas propostas. A Componente Reflexiva é constituída por duas reflexões gerais sobre os estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente.
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