Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gonçalo Emanuel Paiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6470
Resumo: O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 11ºB; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre estilos de liderança percecionados pelos professores e alunos no treino de Desporto Escolar. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o perfil ideal de um líder deve ser o de um profissional que estimule constantemente o seu grupo de atletas no sentido de melhorar seu rendimento (reforço); 2º) o líder deve apresentar uma excelência de conhecimentos sobre os aspectos técnicos e táticos da modalidade (treino-instrução) e 3º) para os atletas o líder deve adotar uma postura democrática em relação às decisões relacionadas com o grupo.
id RCAP_1d58d5d3638f7aed3c555fd9e90898b1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolarEducação físicaProfessoresEstágios pedagógicosO presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 11ºB; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre estilos de liderança percecionados pelos professores e alunos no treino de Desporto Escolar. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o perfil ideal de um líder deve ser o de um profissional que estimule constantemente o seu grupo de atletas no sentido de melhorar seu rendimento (reforço); 2º) o líder deve apresentar uma excelência de conhecimentos sobre os aspectos técnicos e táticos da modalidade (treino-instrução) e 3º) para os atletas o líder deve adotar uma postura democrática em relação às decisões relacionadas com o grupo.2016-09-23T12:04:58Z2016-09-23T00:00:00Z2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6470porMartins, Gonçalo Emanuel Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:48.174632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
title Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
spellingShingle Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
Martins, Gonçalo Emanuel Paiva
Educação física
Professores
Estágios pedagógicos
title_short Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
title_full Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
title_fullStr Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
title_full_unstemmed Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
title_sort Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar
author Martins, Gonçalo Emanuel Paiva
author_facet Martins, Gonçalo Emanuel Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gonçalo Emanuel Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Professores
Estágios pedagógicos
description O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 11ºB; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre estilos de liderança percecionados pelos professores e alunos no treino de Desporto Escolar. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o perfil ideal de um líder deve ser o de um profissional que estimule constantemente o seu grupo de atletas no sentido de melhorar seu rendimento (reforço); 2º) o líder deve apresentar uma excelência de conhecimentos sobre os aspectos técnicos e táticos da modalidade (treino-instrução) e 3º) para os atletas o líder deve adotar uma postura democrática em relação às decisões relacionadas com o grupo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T12:04:58Z
2016-09-23T00:00:00Z
2016-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6470
url http://hdl.handle.net/10348/6470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137123769516032