Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Andreia Vanessa dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6674
Resumo: O presente estudo divide-se em duas partes, a primeira na intervenção de estagiária numa escola pública e a segunda parte num estudo científico. Assumir o papel de docente numa turma de secundário, foi uma experiência muito positiva e importante para a minha formação e para o meu crescimento enquanto professor e ser humano. Foi nestes momentos, que o papel do professor orientador da escola foi fundamental pois foi dele que veio os maiores ensinamentos no que se refere à vida na escola, enquanto docente. Um dos aspetos mais positivos deste ano de estágio foi aprendizagem realizada com os colegas de estágio bem como com o orientador de escola. O facto de estarmos todos juntos durante dois períodos letivos e observarmos todas as aulas permitiu ver diferentes professores, cada um com o seu estilo de ensino e método de ensino, e aprender com os erros que cometiam aquilo que não deveria ser feito. Essa é uma das mais-valias do estágio, pois permiti-nos, muitas vezes, não errar porque precedentemente verificamos que alguém cometeu esse erro. A interajuda, amizade, dedicação, companheirismo e preocupação existentes entre todos os elementos do grupo de trabalho foi um ponto- chave para que este não passasse rápido e sem qualquer tipo de problemas, estando todos nós radiantes pelo primeiro ano de trabalho numa escola. No que concerne ao estudo científico as vantagens foram imensas, uma vez que as tarefas foram todas realizadas individualmente, exigindo muito esforço da minha parte mas compensando com as aprendizagens obtidas. O facto de selecionar um tema a abordar de acordo com os meus interesses, analisar uma amostra selecionada por mim e usar os métodos que achava adequados deram-me ainda uma maior responsabilidade para o sucesso do artigo que realizava. Ao longo de todo o processo de elaboração do artigo, pude aprender muitas coisas que caso contrário não teria possibilitar de as aprender, e que são extremamente importantes para o meu futuro. Em suma, o ano foi muito produtivo, onde aprendi muito não só relacionado com o planeamento de aulas, unidades didáticas, PPS, avaliações mas também da forma como deve relacionar o professor com o aluno, da forma como o professor deve reagir em diferentes situações e contextos, bem como na elaboração de artigos e documentos de cariz científico. Guardarei sem dúvida alguma, tudo o que de positivo este ano me trouxe, não esquecendo porém todos os erros cometidos para que me deram novos conhecimentos e maiores aprendizagens.
id RCAP_7f05dfca7c6c3e10639d97b4594f7934
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formaçãoEducação físicaMotivaçãoAprendizagemEscolaEstágios pedagógicosLecionaçãoO presente estudo divide-se em duas partes, a primeira na intervenção de estagiária numa escola pública e a segunda parte num estudo científico. Assumir o papel de docente numa turma de secundário, foi uma experiência muito positiva e importante para a minha formação e para o meu crescimento enquanto professor e ser humano. Foi nestes momentos, que o papel do professor orientador da escola foi fundamental pois foi dele que veio os maiores ensinamentos no que se refere à vida na escola, enquanto docente. Um dos aspetos mais positivos deste ano de estágio foi aprendizagem realizada com os colegas de estágio bem como com o orientador de escola. O facto de estarmos todos juntos durante dois períodos letivos e observarmos todas as aulas permitiu ver diferentes professores, cada um com o seu estilo de ensino e método de ensino, e aprender com os erros que cometiam aquilo que não deveria ser feito. Essa é uma das mais-valias do estágio, pois permiti-nos, muitas vezes, não errar porque precedentemente verificamos que alguém cometeu esse erro. A interajuda, amizade, dedicação, companheirismo e preocupação existentes entre todos os elementos do grupo de trabalho foi um ponto- chave para que este não passasse rápido e sem qualquer tipo de problemas, estando todos nós radiantes pelo primeiro ano de trabalho numa escola. No que concerne ao estudo científico as vantagens foram imensas, uma vez que as tarefas foram todas realizadas individualmente, exigindo muito esforço da minha parte mas compensando com as aprendizagens obtidas. O facto de selecionar um tema a abordar de acordo com os meus interesses, analisar uma amostra selecionada por mim e usar os métodos que achava adequados deram-me ainda uma maior responsabilidade para o sucesso do artigo que realizava. Ao longo de todo o processo de elaboração do artigo, pude aprender muitas coisas que caso contrário não teria possibilitar de as aprender, e que são extremamente importantes para o meu futuro. Em suma, o ano foi muito produtivo, onde aprendi muito não só relacionado com o planeamento de aulas, unidades didáticas, PPS, avaliações mas também da forma como deve relacionar o professor com o aluno, da forma como o professor deve reagir em diferentes situações e contextos, bem como na elaboração de artigos e documentos de cariz científico. Guardarei sem dúvida alguma, tudo o que de positivo este ano me trouxe, não esquecendo porém todos os erros cometidos para que me deram novos conhecimentos e maiores aprendizagens.2016-10-24T14:29:43Z2016-10-24T00:00:00Z2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6674porFerraz, Andreia Vanessa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:53.806362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
title Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
spellingShingle Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
Ferraz, Andreia Vanessa dos Santos
Educação física
Motivação
Aprendizagem
Escola
Estágios pedagógicos
Lecionação
title_short Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
title_full Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
title_fullStr Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
title_full_unstemmed Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
title_sort Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação
author Ferraz, Andreia Vanessa dos Santos
author_facet Ferraz, Andreia Vanessa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Andreia Vanessa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Motivação
Aprendizagem
Escola
Estágios pedagógicos
Lecionação
topic Educação física
Motivação
Aprendizagem
Escola
Estágios pedagógicos
Lecionação
description O presente estudo divide-se em duas partes, a primeira na intervenção de estagiária numa escola pública e a segunda parte num estudo científico. Assumir o papel de docente numa turma de secundário, foi uma experiência muito positiva e importante para a minha formação e para o meu crescimento enquanto professor e ser humano. Foi nestes momentos, que o papel do professor orientador da escola foi fundamental pois foi dele que veio os maiores ensinamentos no que se refere à vida na escola, enquanto docente. Um dos aspetos mais positivos deste ano de estágio foi aprendizagem realizada com os colegas de estágio bem como com o orientador de escola. O facto de estarmos todos juntos durante dois períodos letivos e observarmos todas as aulas permitiu ver diferentes professores, cada um com o seu estilo de ensino e método de ensino, e aprender com os erros que cometiam aquilo que não deveria ser feito. Essa é uma das mais-valias do estágio, pois permiti-nos, muitas vezes, não errar porque precedentemente verificamos que alguém cometeu esse erro. A interajuda, amizade, dedicação, companheirismo e preocupação existentes entre todos os elementos do grupo de trabalho foi um ponto- chave para que este não passasse rápido e sem qualquer tipo de problemas, estando todos nós radiantes pelo primeiro ano de trabalho numa escola. No que concerne ao estudo científico as vantagens foram imensas, uma vez que as tarefas foram todas realizadas individualmente, exigindo muito esforço da minha parte mas compensando com as aprendizagens obtidas. O facto de selecionar um tema a abordar de acordo com os meus interesses, analisar uma amostra selecionada por mim e usar os métodos que achava adequados deram-me ainda uma maior responsabilidade para o sucesso do artigo que realizava. Ao longo de todo o processo de elaboração do artigo, pude aprender muitas coisas que caso contrário não teria possibilitar de as aprender, e que são extremamente importantes para o meu futuro. Em suma, o ano foi muito produtivo, onde aprendi muito não só relacionado com o planeamento de aulas, unidades didáticas, PPS, avaliações mas também da forma como deve relacionar o professor com o aluno, da forma como o professor deve reagir em diferentes situações e contextos, bem como na elaboração de artigos e documentos de cariz científico. Guardarei sem dúvida alguma, tudo o que de positivo este ano me trouxe, não esquecendo porém todos os erros cometidos para que me deram novos conhecimentos e maiores aprendizagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T14:29:43Z
2016-10-24T00:00:00Z
2016-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6674
url http://hdl.handle.net/10348/6674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137146659930112