A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1469
Resumo: Ao longo das últimas cinco décadas, temos assistido a uma presença, cada vez mais consistente, do ensino profissionalmente qualificante no sistema educativo português. A actual abertura das escolas secundárias da rede pública à educação e formação profissional tornou-se um facto incontornável, com a última revisão curricular do ensino secundário a permitir um arrojado salto no seu desenvolvimento, ao qual não é alheia a sua crescente valorização e consolidação no contexto da acção educativa. A procura da educação, nomeadamente de características técnico-profissionais, torna-se mais intensa a partir dos anos 1960 - é a fase em que a teoria do capital humano se torna o modelo dominante nos sistemas educativos internacionais, privilegiando a correlação entre investimento no ensino e a expansão da economia, com grandes reflexos em Portugal, e que se materializa, em 1973, Mas, a partir dos anos 1980, o discurso político volta a ser fortemente marcado pela ideologia dos recursos humanos, o que faz da qualificação profissional um elemento naturalmente integrante da política educativa portuguesa. Este traço, acentua-se ao longo das décadas que se seguem, repercutindo-se nas várias reformas das políticas educativas que, entretanto, vão surgindo, culminando na Reforma do Ensino Secundário, em 2004, cujos objectivos assumem plenamente a importância do ensino profissionalmente qualificante, com uma expressão no sistema educativo mais intensa que nunca.
id RCAP_1d63d4e3f927199d681b0fadd0d8b695
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em PortugalEDUCAÇÃOREFORMAS EDUCATIVASFORMAÇÃO PROFISSIONALENSINO PROFISSIONALEDUCATIONEDUCATION REFORMSVOCATIONAL TRAININGPROFESSIONAL EDUCATIONAo longo das últimas cinco décadas, temos assistido a uma presença, cada vez mais consistente, do ensino profissionalmente qualificante no sistema educativo português. A actual abertura das escolas secundárias da rede pública à educação e formação profissional tornou-se um facto incontornável, com a última revisão curricular do ensino secundário a permitir um arrojado salto no seu desenvolvimento, ao qual não é alheia a sua crescente valorização e consolidação no contexto da acção educativa. A procura da educação, nomeadamente de características técnico-profissionais, torna-se mais intensa a partir dos anos 1960 - é a fase em que a teoria do capital humano se torna o modelo dominante nos sistemas educativos internacionais, privilegiando a correlação entre investimento no ensino e a expansão da economia, com grandes reflexos em Portugal, e que se materializa, em 1973, Mas, a partir dos anos 1980, o discurso político volta a ser fortemente marcado pela ideologia dos recursos humanos, o que faz da qualificação profissional um elemento naturalmente integrante da política educativa portuguesa. Este traço, acentua-se ao longo das décadas que se seguem, repercutindo-se nas várias reformas das políticas educativas que, entretanto, vão surgindo, culminando na Reforma do Ensino Secundário, em 2004, cujos objectivos assumem plenamente a importância do ensino profissionalmente qualificante, com uma expressão no sistema educativo mais intensa que nunca.Over the last five decades we have witnessed the growing of the vocational education in the Portuguese education system. Vocational Education in Secondary Schools has become a fact, with the last reform of the curriculum in secondary education allowing a big development, due, in part, to the increasing importance and consolidation in the context of educational action. The demand for education, namely of technical and professional characteristics, has become more intense since the Sixties – it is the phase where the theory of human capital becomes the dominant model in international education systems, focusing on the correlation between investment in education and expansion of the economy, with major consequences in Portugal, which is materialized in 1973, with the Veiga Simão Reform, who takes a decisive step to establish a program to modernize the Portuguese education system, centralizing the role of vocational training in the education system. This reform was interrupted with the fall of the political regime that followed the 25 of April, 1974 and business and technical education was extinct, with an educational policy supported on democratic principles that framed the school and its organizational culture. In the 80’s the political speech is again back to being strongly influenced by the ideology of human resources, making the vocational training an element of educational policy in Portugal. This characteristic is accentuated over the decades that follow, reflecting on the various reforms of the educational policies that, however, arise, culminating in the Reform of Secondary Education in 2004 witch objectives totally assume, in an expression never seen until then, the importance of vocational trainingEdições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:48:27Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1469por1646-401XCerqueira, Maria de FátimaMartins, Alcina Manuela de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:09.318897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
title A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
spellingShingle A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
Cerqueira, Maria de Fátima
EDUCAÇÃO
REFORMAS EDUCATIVAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
EDUCATION
EDUCATION REFORMS
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
title_short A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
title_full A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
title_fullStr A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
title_full_unstemmed A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
title_sort A consolidação da Educação e Formação Profissional na Escola Secundária nos últimos 50 anos em Portugal
author Cerqueira, Maria de Fátima
author_facet Cerqueira, Maria de Fátima
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Maria de Fátima
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
REFORMAS EDUCATIVAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
EDUCATION
EDUCATION REFORMS
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
REFORMAS EDUCATIVAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
EDUCATION
EDUCATION REFORMS
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
description Ao longo das últimas cinco décadas, temos assistido a uma presença, cada vez mais consistente, do ensino profissionalmente qualificante no sistema educativo português. A actual abertura das escolas secundárias da rede pública à educação e formação profissional tornou-se um facto incontornável, com a última revisão curricular do ensino secundário a permitir um arrojado salto no seu desenvolvimento, ao qual não é alheia a sua crescente valorização e consolidação no contexto da acção educativa. A procura da educação, nomeadamente de características técnico-profissionais, torna-se mais intensa a partir dos anos 1960 - é a fase em que a teoria do capital humano se torna o modelo dominante nos sistemas educativos internacionais, privilegiando a correlação entre investimento no ensino e a expansão da economia, com grandes reflexos em Portugal, e que se materializa, em 1973, Mas, a partir dos anos 1980, o discurso político volta a ser fortemente marcado pela ideologia dos recursos humanos, o que faz da qualificação profissional um elemento naturalmente integrante da política educativa portuguesa. Este traço, acentua-se ao longo das décadas que se seguem, repercutindo-se nas várias reformas das políticas educativas que, entretanto, vão surgindo, culminando na Reforma do Ensino Secundário, em 2004, cujos objectivos assumem plenamente a importância do ensino profissionalmente qualificante, com uma expressão no sistema educativo mais intensa que nunca.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04T19:48:27Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1469
url http://hdl.handle.net/10437/1469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131268423614464