Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23256 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_1d6500075398f836c4adaadfac55367d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/23256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivasFormação contínuaFormação de professoresDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNuma altura em que a sociedade é cada vez mais tecnológica, a integração das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC, nas práticas letivas, é de uma forma geral aceite como inevitável e desejável. Entre essas tecnologias contam-se recentemente os quadros interativos multimédia, utilizados em muitos países e também instalados, em muitas escolas portuguesas, sendo fundamental conhecer e refletir sobre, se os professores que tiveram formação os utilizam ou não nas aulas, porquê e qual a importância que consideram ter nas práticas letivas, independentemente de usarem ou não. Nesta investigação sobre o impacto da formação contínua de professores em quadros interativos (QIM) nas práticas letivas, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática em causa, abordando, a formação contínua de professores, as TIC, os QIM, a integração destes dois últimos no processo de ensino e aprendizagem, a interatividade e as vantagens e desvantagens da utilização dos quadros interativos multimédia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, de professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário. A análise qualitativa das entrevistas permitiu verificar que a formação contínua de professores em quadros interativos multimédia teve impacto nas práticas letivas da maioria dos docentes participantes neste estudo empírico, e conhecer os fatores apontados pelos docentes que não usam esta nova tecnologia, como motivo para essa opção. Em novas investigações, será pertinente estudar outros aspetos relacionados com a utilização dos quadros interativos multimédias nas práticas letivas, como por exemplo as alterações ao nível das aprendizagens dos alunos, que têm aulas em que são utilizados os quadros interativos multimédia, temática que ainda será também necessário aprofundar2012-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23256http://hdl.handle.net/10316/23256porSilva, Licínia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:16.547611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
title |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
spellingShingle |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas Silva, Licínia Gomes Formação contínua Formação de professores |
title_short |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
title_full |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
title_fullStr |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
title_full_unstemmed |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
title_sort |
Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas |
author |
Silva, Licínia Gomes |
author_facet |
Silva, Licínia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Licínia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua Formação de professores |
topic |
Formação contínua Formação de professores |
description |
Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/23256 http://hdl.handle.net/10316/23256 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/23256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133772704120832 |