O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alessandra de Fátima Camargo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6025
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_e5034ed589d3c6d0143b365cf32cb9a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6025
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticasFormação profissionalFormação continuadaProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o formador que compõe os grupos de assessoria de currículo na Secretaria da Educação e Cultura e nas Diretorias Regionais de Ensino, atuante em diferentes programas de melhoria da qualidade de ensino, desenvolve sua função de formação continuada de professores na rede estadual de ensino no Estado de Tocantins. O referencial teórico pautouse em estudos sobre o processo constitutivo desse profissional ao longo de sua atuação, bem como da reflexão sobre seus saberes e suas práticas como elementos fortalecedores da profissionalização. Para a realização deste estudo, adotouse a abordagem qualitativa numa perspectiva dialética, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e o questionário que subsidiaram a base da pesquisa na construção das categorias de análise, cujos interlocutores foram os próprios formadores e os professores. As contribuições advindas desses instrumentos foram determinantes para o resultado da pesquisa. A investigação aponta que o formador é um sujeito que contribui, em certa medida, para a melhoria do trabalho dos professores, é considerado um importante agente de transformação no trabalho docente por meio dos estudos, dos acompanhamentos e das intervenções pedagógicas inerentes ao suporte pedagógico efetivado, seja na modalidade presencial ou a distância. O formador, objeto deste estudo, também se reconhece como profissional que constrói e desenvolve conhecimentos pedagógicos tendo papel determinante no processo formativo dele mesmo e dos professores. Ambos. Esperase que o resultado desta investigação venha a contribuir para a compreensão das necessidades e dos desafios, dos dilemas e das conquistas que permeiam a atuação do formador nos mais diferentes espaços de formação continuada de professores, como também suscitará novas motivações para outras pesquisas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed to investigate how the trainer that compose the groups of advisory curriculum in the Department of Education and in the Culture and Regional Boards of Education, working in various programs of improvement of the quality of teaching, develop its role of continuing education for teachers in state schools in the state of Tocantins. The theoretical framework was based on research about the process of incorporation of this professional throughout his performance, as well as reflection on their knowledge and practices as empowering elements of professionalization. To realize this study, we adopted a qualitative approach in a dialectical perspective, using as instruments of collect data the documental analysis and questionnaire that supported the research base in the construction of categories of analysis, whose partners were themselves, the trainers and teachers. The contributions from these instruments were determinant in the research result. The investigation indicates that the trainer is someone who contributes, in some way, to improve the work of teachers, is considered an important agent of transformation in teaching work through the studies, the monitoring and intervention pedagogical involved at the pedagogical support effected, either in the normal courses or by distance. The trainer who was the subject of this study also recognizes himself as a professional who builds and develops pedagogical knowledge having a determinant role in the evolution process of both. The result of this research will contribute to the understanding of the needs and challenges, the dilemmas and the achievements that permeate the work of a trainer in many different areas of continuing education for teachers, as well will raise new motivations for further researches.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPereira, Eva WaisrosPereira, Alessandra de Fátima Camargo2010-11-30T23:23:06Z2010-11-30T23:23:06Z2010-11-302010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Alessandra de Fátima Camargo. O formador e a formação continuada de professores: saberes e práticas. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6025info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/6025Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
title O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
spellingShingle O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
Pereira, Alessandra de Fátima Camargo
Formação profissional
Formação continuada
Professores - formação
title_short O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
title_full O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
title_fullStr O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
title_full_unstemmed O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
title_sort O formador e a formação continuada de professores : saberes e práticas
author Pereira, Alessandra de Fátima Camargo
author_facet Pereira, Alessandra de Fátima Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Eva Waisros
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alessandra de Fátima Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Formação continuada
Professores - formação
topic Formação profissional
Formação continuada
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-30T23:23:06Z
2010-11-30T23:23:06Z
2010-11-30
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Alessandra de Fátima Camargo. O formador e a formação continuada de professores: saberes e práticas. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6025
identifier_str_mv PEREIRA, Alessandra de Fátima Camargo. O formador e a formação continuada de professores: saberes e práticas. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508197247975424