Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19787 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_1d785c4b0663640c75fe059acced9ceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19787 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónicovantagens e desvantagens do comércio eletrónicobarreiras ao e-commercee-businessconsumo onlinecanal virtualadvantages and disadvantages of e-commercebarriers to e-commerceonline consumptionvirtual channelMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO aparecimento do canal virtual permitiu a aquisição de produtos sem ser necessário contato físico com o vendedor. Este novo modelo de consumo tem vindo a crescer consideravelmente ao longo dos anos, crescimento esse que tende a continuar e que vem levantar grandes questões sobre o que poderá acontecer no futuro. Na compreensão do impacto do comércio eletrónico, delineei como objetivos a averiguação das maiores forças e fraquezas do mesmo, procurando entender os hábitos de consumo das pessoas, até mesmo daquelas que não compram online, mas que são influenciadas através das informações fornecidas pelas plataformas de venda. Para a concretização do estudo foi efetuada a análise das respostas a um questionário eletrónico, realizada através de software SPSS. Observou-se que o comércio eletrónico vem aumentar a perceção dos consumidores sobre os produtos presentes no mercado, aumentando as suas opções de compra pela acessibilidade dos produtos, fornecendo informações úteis sobre os mesmos. As escolhas do consumidor dependem do que lhes traz um maior benefício, entre comprar de uma forma mais cómoda, a um preço mais baixo ou de uma forma que percecionam como mais segura.The arising of the virtual channel allowed the purchase of products without the need for physical contact with the seller. This new consumption model has grown considerably over the years, a growth that tends to continue and which raises major questions about what might happen in the future. In understanding the impact of e-commerce, I have outlined as objectives an investigation of its strengths and weaknesses, seeking to understand people's consumption habits, even of those who do not buy online, but who are influenced through information provided by sales platforms. For the completion of the study, the analysis of the responses to an electronic questionnaire was performed using SPSS software. E-commerce has been found to increase consumer perceptions of products on the market, increasing their buying options because of the higher accessibility and providing useful information about them. Consumers' choices will depend on what brings them the most benefit, whether buying more comfortably, at a lower price or in the way that they perceive as safer.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaCaeiro, André Miguel Jorge2020-08-27T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19787porCaeiro, André Miguel Jorge (2019). "Perspetivas de difusão do comércio eletrónico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:38.966110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
title |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
spellingShingle |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico Caeiro, André Miguel Jorge vantagens e desvantagens do comércio eletrónico barreiras ao e-commerce e-business consumo online canal virtual advantages and disadvantages of e-commerce barriers to e-commerce online consumption virtual channel |
title_short |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
title_full |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
title_fullStr |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
title_full_unstemmed |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
title_sort |
Perspetivas de difusão do comércio eletrónico |
author |
Caeiro, André Miguel Jorge |
author_facet |
Caeiro, André Miguel Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, António Palma dos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caeiro, André Miguel Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vantagens e desvantagens do comércio eletrónico barreiras ao e-commerce e-business consumo online canal virtual advantages and disadvantages of e-commerce barriers to e-commerce online consumption virtual channel |
topic |
vantagens e desvantagens do comércio eletrónico barreiras ao e-commerce e-business consumo online canal virtual advantages and disadvantages of e-commerce barriers to e-commerce online consumption virtual channel |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-08-27T00:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19787 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caeiro, André Miguel Jorge (2019). "Perspetivas de difusão do comércio eletrónico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131138508193792 |