Perspetivas de difusão do comércio eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caeiro, André Miguel Jorge
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19787
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_1d785c4b0663640c75fe059acced9ceb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas de difusão do comércio eletrónicovantagens e desvantagens do comércio eletrónicobarreiras ao e-commercee-businessconsumo onlinecanal virtualadvantages and disadvantages of e-commercebarriers to e-commerceonline consumptionvirtual channelMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO aparecimento do canal virtual permitiu a aquisição de produtos sem ser necessário contato físico com o vendedor. Este novo modelo de consumo tem vindo a crescer consideravelmente ao longo dos anos, crescimento esse que tende a continuar e que vem levantar grandes questões sobre o que poderá acontecer no futuro. Na compreensão do impacto do comércio eletrónico, delineei como objetivos a averiguação das maiores forças e fraquezas do mesmo, procurando entender os hábitos de consumo das pessoas, até mesmo daquelas que não compram online, mas que são influenciadas através das informações fornecidas pelas plataformas de venda. Para a concretização do estudo foi efetuada a análise das respostas a um questionário eletrónico, realizada através de software SPSS. Observou-se que o comércio eletrónico vem aumentar a perceção dos consumidores sobre os produtos presentes no mercado, aumentando as suas opções de compra pela acessibilidade dos produtos, fornecendo informações úteis sobre os mesmos. As escolhas do consumidor dependem do que lhes traz um maior benefício, entre comprar de uma forma mais cómoda, a um preço mais baixo ou de uma forma que percecionam como mais segura.The arising of the virtual channel allowed the purchase of products without the need for physical contact with the seller. This new consumption model has grown considerably over the years, a growth that tends to continue and which raises major questions about what might happen in the future. In understanding the impact of e-commerce, I have outlined as objectives an investigation of its strengths and weaknesses, seeking to understand people's consumption habits, even of those who do not buy online, but who are influenced through information provided by sales platforms. For the completion of the study, the analysis of the responses to an electronic questionnaire was performed using SPSS software. E-commerce has been found to increase consumer perceptions of products on the market, increasing their buying options because of the higher accessibility and providing useful information about them. Consumers' choices will depend on what brings them the most benefit, whether buying more comfortably, at a lower price or in the way that they perceive as safer.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaCaeiro, André Miguel Jorge2020-08-27T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19787porCaeiro, André Miguel Jorge (2019). "Perspetivas de difusão do comércio eletrónico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:38.966110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
title Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
spellingShingle Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
Caeiro, André Miguel Jorge
vantagens e desvantagens do comércio eletrónico
barreiras ao e-commerce
e-business
consumo online
canal virtual
advantages and disadvantages of e-commerce
barriers to e-commerce
online consumption
virtual channel
title_short Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
title_full Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
title_fullStr Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
title_full_unstemmed Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
title_sort Perspetivas de difusão do comércio eletrónico
author Caeiro, André Miguel Jorge
author_facet Caeiro, André Miguel Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, António Palma dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caeiro, André Miguel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv vantagens e desvantagens do comércio eletrónico
barreiras ao e-commerce
e-business
consumo online
canal virtual
advantages and disadvantages of e-commerce
barriers to e-commerce
online consumption
virtual channel
topic vantagens e desvantagens do comércio eletrónico
barreiras ao e-commerce
e-business
consumo online
canal virtual
advantages and disadvantages of e-commerce
barriers to e-commerce
online consumption
virtual channel
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-08-27T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19787
url http://hdl.handle.net/10400.5/19787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caeiro, André Miguel Jorge (2019). "Perspetivas de difusão do comércio eletrónico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131138508193792