As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16161
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_1d7ccf1a3c450560877aa8ca21eebd9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º cicloAprendizagem ao longo da vidaLiteracia digitalBiblioteca digitalTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014É premente a necessidade de formar cidadãos preparados para fazerem um consumo consciente e uma produção e utilização responsável da informação. A Biblioteca Escolar, pelas possibilidades de aprendizagem que potencia pode ser uma aliada dos professores no desenvolvimento das competências de Literacia da Informação e Digitais dos alunos. Este Projeto consistiu numa intervenção no processo de pesquisa de informação de uma turma do 6ºano de Percurso Curricular Alternativo, na disciplina de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, no sentido de analisar o impacto dessa intervenção nas competências da literacia da informação e digitais dos alunos. O desenho das atividades teve como base os referenciais de 2006 da IFLA, Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning e o Modelo de Literacia de Informação Big6. Foram dinamizadas estratégias de ensino da literacia de informação e da literacia digital com vista a melhoria dos resultados escolares dos alunos e, simultaneamente, tentando encontrar propostas de trabalho para melhorar a ação da Biblioteca Escolar. Pretendeu-se ter impacto nas práticas educativas de forma a melhorá-las e por isso recorremos à metodologia Design Research. A recolha dos dados foi efetuada através da análise de documentos oficiais da escola e relatórios estatísticos da avaliação dos alunos, registos das atividades desenvolvidas, avaliação do produto / trabalhos inseridos nos portefólios e um inquérito por questionário. Os resultados obtidos revelam que a utilização desta metodologia de trabalho mostrou-se adequada ao desenvolvimento das competências literácicas dos alunos. O trabalho colaborativo e articulado com a Biblioteca e a aprendizagem guiada através da pesquisa orientada permitiu uma crescente autonomia dos alunos no processo de construção do seu conhecimento, conduzindo a melhores resultados escolares.There is a pressing to train citizens prepared to make a conscious consumption and production of the information. The School Library can be an ally to the teachers in developing the skills of student´s Digital and Information Literacy. This project has been an intervention in the information research of a 6th year group of an Alternative Curriculum, in the Portuguese class, in conjunction with the school library, in order to analyze the impact of this intervention on the student’s skills of information literacy. The activities have been based on the 2006 IFLA Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning and the Big6 Model of Information Literacy. Strategies for teaching information literacy and digital literacy had been a view to improving educational outcomes of students and simultaneously trying to find suggestions to improve the action of the Library. In order to have an impact on educational practices and improve them we resorted to the use of the Design Research methodology. The data collection was carried out through analysis of official school documents and statistical reports of student assessments, records of the activities, product evaluation / work, portfolios and questionnaire survey. The results obtained in the post-test, the internal and external assessment of students, show’s that the use of this method of work was adequate to the development of the pupils' skills. The collaborative and coordinated work with the Library has resulted in a gain, because the learning through guided research allowed a growing autonomy of students in their knowledge process, leading to improved student outcomes.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaCravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-2015-03-02T13:43:06Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16161TID:201282950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:26.028503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
title As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
spellingShingle As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
Aprendizagem ao longo da vida
Literacia digital
Biblioteca digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
title_full As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
title_fullStr As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
title_full_unstemmed As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
title_sort As bibliotecas escolares e a literacia da informação : um projeto numa turma de 2º ciclo
author Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
author_facet Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Fernanda Maria Conceição, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Literacia digital
Biblioteca digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Aprendizagem ao longo da vida
Literacia digital
Biblioteca digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-14
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-02T13:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16161
TID:201282950
url http://hdl.handle.net/10451/16161
identifier_str_mv TID:201282950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272173375488