A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais. |
id |
RCAP_6346c9c7cb8954727172383eb9e9bfa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolarBibliotecas escolaresLiteraciaLeituraEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:20:59Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4348porCarmona, Nádia Maria Baiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.054318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
title |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
spellingShingle |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar Carmona, Nádia Maria Baião Bibliotecas escolares Literacia Leitura |
title_short |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
title_full |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
title_fullStr |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
title_sort |
A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar |
author |
Carmona, Nádia Maria Baião |
author_facet |
Carmona, Nádia Maria Baião |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmona, Nádia Maria Baião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Literacia Leitura |
topic |
Bibliotecas escolares Literacia Leitura |
description |
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-29T15:20:59Z 2015-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858092040192 |