A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmona, Nádia Maria Baião
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais.
id RCAP_6346c9c7cb8954727172383eb9e9bfa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolarBibliotecas escolaresLiteraciaLeituraEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:20:59Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4348porCarmona, Nádia Maria Baiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.054318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
title A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
spellingShingle A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
Carmona, Nádia Maria Baião
Bibliotecas escolares
Literacia
Leitura
title_short A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
title_full A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
title_fullStr A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
title_full_unstemmed A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
title_sort A literacia e a formação de leitores: articulação entre uma turma do 1º ciclo do ensino básico e a biblioteca escolar
author Carmona, Nádia Maria Baião
author_facet Carmona, Nádia Maria Baião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmona, Nádia Maria Baião
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Literacia
Leitura
topic Bibliotecas escolares
Literacia
Leitura
description Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino com especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A literacia e a formação de leitores: Articulação entre uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar”. O grande objetivo do estudo foi compreender se existe articulação entre a turma onde a autora desenvolveu a prática pedagógica na Escola de Santa Maria e a Biblioteca Escolar, ao nível da literacia e da leitura. No presente estudo participaram, para além da própria investigadora, a professora titular da turma, a coordenadora do 1º ciclo do Ensino Básico da referida escola e o professor bibliotecário. A metodologia para a realização deste estudo foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-diretivas aos docentes acima mencionados e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Após uma análise e interpretação aos dados obtidos concluiu-se que a articulação se desenvolve de forma coerente e dinâmica, tendo, no entanto, sido detetada uma lacuna na articulação entre a biblioteca escolar e a família, a qual se tentou colmatar através de um plano de intervenção dividido em cinco sessões dirigidas aos encarregados de educação/pais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-29T15:20:59Z
2015-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858092040192