Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smith, Terezinha de Fátima Vale Porto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54724
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_1da20d4b833aa11b2c4182ccd1e3442d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalarAprendizagem experiencialProfessores - FormaçãoDesenvolvimento profissional - ProfessoresPedagogia hospitalarDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A pesquisa visa compreender como ocorre o processo formativo de professores que atuam em Classe Hospitalar, tendo como pressuposto orientador o reconhecimento da singularidade e da especificidade de atuação nesse contexto. O estudo centra-se no entendimento da formação contínua de professores da Pedagogia Hospitalar, através de uma reflexão sobre os limites, os avanços e as possibilidades nessa área, a partir da perspectiva dos próprios profissionais pesquisados. Deste modo, pretende-se analisar, no âmbito da formação continua e num contexto de ensino-aprendizagem em meio hospitalar, como se formam os professores e que conhecimentos detêm para o exercício da sua prática profissional. Atendendo ao objetivo, optou-se por uma investigação biográfica, com recursos a entrevistas biográficas, para aceder à experiência profissional e ao processo de formação de professores que trabalham em ambiente hospitalar. Os resultados confirmam que os saberes docentes são constituídos ao longo da vida, num processo de educação permanente, influenciado pelo contexto sócio-histórico e pelas pessoas a que se encontram diariamente. Dentre as principais conclusões abstraídas da pesquisa, constam que os caminhos de apoio e entreajuda, os ambientes cooperativos, as relações cultivadas e, o próprio movimento de reflexividade, são por natureza, locais para o desenvolvimento de potencialidades formativas e de natureza da formação experiencial. O estudo visa a construção de conhecimento científico que possa ser socialmente relevante e útil para formadores de professores e professoras que atuam em ambiente hospitalar, com crianças e adolescentes enfermos, sobretudo, para que possam ressignificar suas práticas e experiências no cotidiano das suas profissões.The research aims to understand how the formative process occurs of teachers who work in hospital class, having as guiding assumption the recognition of the singularity and specificity of action in this context. The study focuses on the understanding of the continuous training of teachers of Hospital Pedagogy, through a reflection on the limits, advances and possibilities in this area, from the perspective of the professionals themselves researched. Thus, it is intended to analyze, in the context of continuous training and in a context of teaching-learning in hospitals, how teachers are trained and what knowledge they hold for the exercise of their professional practice. In view of the objective, we opted for a biographical investigation, with resources for biographical interviews, to access professional experience and the training process of teachers working in a hospital environment. The results confirm that the teaching knowledge is constituted throughout life, in a process of permanent education, influenced by the sociohistorical context and by the people they are daily. Among the main abstracted conclusions of the research, we include that the paths of support and help, the cooperative environments, the cultivated relationships and, the reflexivity movement itself, are by nature, places for the development of formative potentialities and nature of experiential formation. The study aims to build scientific knowledge that can be socially relevant and useful for teacher trainers and teachers working in a hospital environment, with sick children and adolescents, especially, so that they can resignify their practices and experiences in the daily life of their professions.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaSmith, Terezinha de Fátima Vale Porto2022-10-07T15:42:14Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54724TID:203060199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:29.723177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
title Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
spellingShingle Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
Smith, Terezinha de Fátima Vale Porto
Aprendizagem experiencial
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional - Professores
Pedagogia hospitalar
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
title_full Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
title_fullStr Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
title_full_unstemmed Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
title_sort Experiência e formação : o que dizem os professores de classe hospitalar
author Smith, Terezinha de Fátima Vale Porto
author_facet Smith, Terezinha de Fátima Vale Porto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Smith, Terezinha de Fátima Vale Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem experiencial
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional - Professores
Pedagogia hospitalar
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem experiencial
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional - Professores
Pedagogia hospitalar
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-10-07T15:42:14Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54724
TID:203060199
url http://hdl.handle.net/10451/54724
identifier_str_mv TID:203060199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134606337769472