Influência das atividades físicas para uma melhor integração e inclusão de alunos de etnia cigana no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marisa Sofia Aires da Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11194
Resumo: O Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) apresenta-se como sendo a segunda etapa do processo de formação, sendo antecedido pela Educação PréEscolar. Ambos devem fomentar nas crianças que neles ingressem, a aquisição de saberes e competências que possibilitem e ajudem no desenvolvimento de uma forma equilibrada ao nível dos domínios: psicomotor, cognitivo e sócio afetivo. A inclusão da Educação Física (EF) no 1.º CEB procura e deve contribuir para uma melhoria ao nível do rendimento e aproveitamento, quer seja de âmbito geral, promovendo a aquisição de competências sociais e cognitivas, quer seja de âmbito específico, visando a aprendizagem de diferentes técnicas corporais bem assim como o desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas. Estes princípios são apontados e amplamente defendidos por estudiosos que se têm debruçado sobre esta matéria. O presente relatório tem como objetivo principal analisar a situação da comunidade cigana e a evolução histórica das políticas sociais em Portugal focando o percurso escolar dos alunos de etnia cigana, incluindo a escola, a relação escola/família, o sucesso e o insucesso escolar. E, deste modo, contribuir para a análise e compreensão das representações sociais sobre estes itens.
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