Influência das atividades físicas para uma melhor integração e inclusão de alunos de etnia cigana no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11194 |
Resumo: | O Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) apresenta-se como sendo a segunda etapa do processo de formação, sendo antecedido pela Educação PréEscolar. Ambos devem fomentar nas crianças que neles ingressem, a aquisição de saberes e competências que possibilitem e ajudem no desenvolvimento de uma forma equilibrada ao nível dos domínios: psicomotor, cognitivo e sócio afetivo. A inclusão da Educação Física (EF) no 1.º CEB procura e deve contribuir para uma melhoria ao nível do rendimento e aproveitamento, quer seja de âmbito geral, promovendo a aquisição de competências sociais e cognitivas, quer seja de âmbito específico, visando a aprendizagem de diferentes técnicas corporais bem assim como o desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas. Estes princípios são apontados e amplamente defendidos por estudiosos que se têm debruçado sobre esta matéria. O presente relatório tem como objetivo principal analisar a situação da comunidade cigana e a evolução histórica das políticas sociais em Portugal focando o percurso escolar dos alunos de etnia cigana, incluindo a escola, a relação escola/família, o sucesso e o insucesso escolar. E, deste modo, contribuir para a análise e compreensão das representações sociais sobre estes itens. |
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Influência das atividades físicas para uma melhor integração e inclusão de alunos de etnia cigana no contexto escolarComunidade ciganaeducação físicaO Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) apresenta-se como sendo a segunda etapa do processo de formação, sendo antecedido pela Educação PréEscolar. Ambos devem fomentar nas crianças que neles ingressem, a aquisição de saberes e competências que possibilitem e ajudem no desenvolvimento de uma forma equilibrada ao nível dos domínios: psicomotor, cognitivo e sócio afetivo. A inclusão da Educação Física (EF) no 1.º CEB procura e deve contribuir para uma melhoria ao nível do rendimento e aproveitamento, quer seja de âmbito geral, promovendo a aquisição de competências sociais e cognitivas, quer seja de âmbito específico, visando a aprendizagem de diferentes técnicas corporais bem assim como o desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas. Estes princípios são apontados e amplamente defendidos por estudiosos que se têm debruçado sobre esta matéria. O presente relatório tem como objetivo principal analisar a situação da comunidade cigana e a evolução histórica das políticas sociais em Portugal focando o percurso escolar dos alunos de etnia cigana, incluindo a escola, a relação escola/família, o sucesso e o insucesso escolar. E, deste modo, contribuir para a análise e compreensão das representações sociais sobre estes itens.The First Cycle of Basic Education (1st CEB) is presented as the second stage of the training process, being preceded by Pre-School Education. Both should promote the acquisition of knowledge and skills that enable and help in the development of a balanced way in the domains of children who enter them: psychomotor, cognitive and affective partner. The inclusion of Physical Education (PE) in the 1st CEB seeks and should contribute to an improvement in terms of performance and performance, whether it be of a general scope, promoting the acquisition of social and cognitive skills, or of a specific scope, aiming at learning different body techniques as well as developing conditional and coordinating skills. These principles are pointed out and widely defended by scholars who have been working on this matter. The main objective of this report is to analyze the situation of the Roma community and the historical evolution of social policies in Portugal, focusing on the educational path of Roma students, including school, the school / family relationship, school success and failure. And, in this way, contribute to the analysis and understanding of social representations about these items.2022-05-04T10:57:30Z2022-02-11T00:00:00Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11194TID:202981002porLopes, Marisa Sofia Aires da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:36.163861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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