STEM na aprendizagem de física : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42030 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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STEM na aprendizagem de física : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básicoFísica - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Com este estudo pretende-se conhecer a influência da abordagem STEM na aprendizagem da Cinemática, Impulso e Quantidade de Movimento, subdomínio da componente de Física, com alunos de 12 aos 15 anos. Mais concretamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões de investigação: Que relevância atribuem aos alunos às aulas de Física, durante a aprendizagem da Cinemática, Impulso e Quantidade de Movimento, quando envolvidos numa abordagem STEM? Que dificuldades na aprendizagem da Cinemática, Impulso e Quantidade de Movimento sentem os alunos quando envolvidos numa abordagem STEM? Que aprendizagens sobre a Cinemática, Impulso e Quantidade de Movimento desenvolvem nos alunos quando envolvidos numa abordagem STEM? Na procura de respostas para estas questões, orientou-se o trabalho numa investigação mista, fazendo uso de atividades baseadas em contextos reais, em um conjunto de atividades STEM. Participaram nesta investigação 48 alunos, 26 do sexo masculino e 22 do sexo feminino, todos pertencentes ao 9.º ano do ensino básico. Os resultados sugerem uma tendência para o aumento da relevância atribuída pelos alunos às aulas de Física com a abordagem STEM. Apesar disso, os alunos sentiram dificuldades relacionadas com as construções de modelos teóricos que foram sendo ultrapassadas ao longo do trabalho. Essas dificuldades favoreceram as aprendizagens dos alunos no campo do raciocínio, revelando explicitamente a capacidade físico/matemática e físico conceitual com este tipo de abordagem, bem como no campo processual.This study aims to know the influence of the STEM approach on the learning of Kinematics, Impulse and Quantity of Movement, subdomain of the Physics component, in students from 12 to 15 years. More specifically, the following research questions are intended to be answered: What relevance do students assign to physics classes during the learning of Kinematics, Impulse and Movement Amount when involved in a STEM approach? What difficulties in learning Kinematics, Impulse, and Amount of Movement do students feel when engaged in a STEM approach? What learning about Kinematics, Impulse, and Amount of Movement do students develop when engaged in a STEM approach? This work followed a mixed research, using activities based on real contexts, in a set of STEM approach. Forty-eight students, 26 male and 22 females, all from the 9th grade of elementary school participated in this research. The results suggest a tendency towards increasing relevance given by students to physics classes with the STEM approach. Nevertheless, the students felt difficulties related to the construction of theoretical models that were being overcome during the work. These difficulties favored students' learning in the field of reasoning, explicitly revealing the physical / mathematical and conceptual physical ability with this type of approach, as well as in the procedural field.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaGuedes, Frederico Cesar Matias Cardoso, 1981-2020-02-26T15:46:22Z20192019-10-142019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:11.472183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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