O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Guilherme Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41636
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_c8644a4f43c3b125987c970d63f116bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º cicloEscrita - Estudo e ensinoPercepçãoEnsino básicoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Através de uma perspetiva sociocognitiva e desenvolvimentista, esta investigação analisa as perceções face à escrita, perceção de dificuldade e crenças de autoeficácia de crianças do 3º e 4º ano de escolaridade (N=441) através do Inventário de Perceção de Competências na Escrita (IPCE), utilizado antes e após a aplicação do Projeto CriaTivo, uma intervenção de cariz autorregulatório e abordagem metacognitiva com o intuito da promoção do desenvolvimento da competência de escrita. Os participantes, com idades compreendidas entre os 7 e 13 anos, provêm de dez escolas públicas situadas na região metropolitana de Lisboa de zonas de estratos socioeconómicos diferenciados, incluindo 7 inseridas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Com base nos resultados foi criado um sistema categorial das perceções face à escrita e destaca se um aumento nas categorias de Criatividade, Aspetos Mecânicos e Aspetos Processuais, bem como uma redução nos Aspetos Emocionais-Motivacionais. De modo geral é possível discriminar 4 mecanismos diferentes de sofisticação nas perceções face à escrita dos alunos, o que sugere uma evolução nas mesmas após a aplicação do Projeto CriaTivo. As diferenças nas variáveis de Crenças de Autoeficácia e Perceção de Dificuldade revelaram-se não significativas. São discutidas futuras expansões nas questões abordadas nomeadamente uma proposta de reelaboração do inventário, as distribuições de indicadores pelas categorias e a sua evolução após a intervenção, bem como as implicações para futuras investigações e prática psicológica e educacional.Through a sociocognitive and developmental lens, this research analyses the writing perceptions, perception of difficulty, and self-efficacy beliefs of children in the 3rd and 4th grades through the Writing Skills Perception Inventory (IPCE), used before and after the application of Projeto CriaTivo, a self-regulatory intervention with a metacognitive approach aimed at promoting the development of writing skills. The participants, aged between 7 and 13, come from ten public schools of different socio-economic backgrounds, located in the Lisbon metropolitan region, including 7 in the Priority Intervention Educational Territories (TEIP) program. Based on the results obtained, a categorical system of writing perceptions was created, and we highlight an increase in the categories of Creativity, Mechanical Aspects and Processual Aspects, as well as a reduction in Emotional-Motivational Aspects. Overall it is possible to discriminate 4 different mechanisms of sophistication in the student’s perceptions of writing, which suggests an improvement after the application of Projeto Criativo. Differences in self efficacy beliefs and perception of difficulty variables were not statistically significant. Future expansions on the issues addressed are discussed, namely a proposal for reformulating the inventory, the distribution of indicators by categories, and their improvement after the intervention, as well as the implications for future investigation and psychological and educational practice.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Guilherme Pires2020-02-05T14:48:56Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41636TID:202466191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:53.893260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
title O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
spellingShingle O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
Correia, Guilherme Pires
Escrita - Estudo e ensino
Percepção
Ensino básico
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
title_full O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
title_fullStr O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
title_full_unstemmed O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
title_sort O sapo no fundo do poço : perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo
author Correia, Guilherme Pires
author_facet Correia, Guilherme Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Guilherme Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - Estudo e ensino
Percepção
Ensino básico
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Escrita - Estudo e ensino
Percepção
Ensino básico
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-07
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-05T14:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41636
TID:202466191
url http://hdl.handle.net/10451/41636
identifier_str_mv TID:202466191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134489115361280