Uma investigação para o desenho de materiais de aprendizagem autorregulada de PLE em nível básico no âmbito de ICALL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xuechun, Yu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40820
Resumo: O material da aprendizagem autorregulada para língua estrangeira (LE) é direcionado para formar a capacidade da autonomia de aprendizagem e, atualmente, é cada vez mais comum nas salas-de-aula. Na era digital, a técnica Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL), com a característica de corrigir erros de forma autónoma e inteligente por computador, vai entrando no ensino de LE trazendo facilidade e conveniência para o ensino-aprendizagem e avaliação, sendo também uma forma de gerar autonomia de aprendizagem. Autonomia de aprendizagem refere-se à capacidade de decisão que os aprendentes de LE têm numa situação de aprendizagem desconhecida e que lhes permite responder pelo resultado das suas decisões no uso da língua. Esta capacidade de adaptação à necessidade social e comunicativa está ligada aos métodos de aprendizagem usados no ensino de LE. O presente trabalho pretende investigar e desenhar um material da aprendizagem autorregulada para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) no nível básico, a fim de desenvolver a capacidade de autonomia no âmbito virtual. A investigação pretende responder às seguintes perguntas: como se desenha um material adequado à técnica ICALL? Como é que o material de ICALL apoia o ensinoaprendizagem e avaliação de PLE? Como se pode aproveitar o material para formar a autonomia e classificar os níveis de capacidade? O presente trabalho utiliza uma metodologia qualitativa; analisam-se os modelos de ensino-aprendizagem-avaliação e aspetos relacionados com a psicologia dos aprendentes. Posteriormente, utilizam-se como critérios adaptados à análise de sítios e páginas web relacionadas com a aprendizagem do português, entre eles, alguns sistemas usados nas universidades e softwares populares no mercado com a mesma finalidade. Fazendo uma síntese das experiências de desenho, cria-se um modelo de um material de ICALL para PLE, com os respetivos esquemas computacionais.
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