Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maricato, Carolina Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23647
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_1dbf66affa07ff70790fc701a7914e17
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de CasoSistemas e Tecnologias de InformaçãoCustomer Relationship ManagementDemand PlanningRetalhoModelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of ManagementInformation Systems and TechnologiesCustomer Relationship ManagementDemand PlanningRetailCranfield School of Management Benefit Management ModelMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente as empresas têm apostado cada vez mais em sistemas de informação como parte da sua estratégia e fator de vantagem competitiva. Os SI/TI permitem automatizar tarefas rotineiras, dando espaço aos colaboradores das empresas para realizarem tarefas de carácter mais analítico. Não basta uma empresa ter um sistema de informação, é necessário que a implementação deste seja feita da forma o mais eficiente possível para alcançar com sucesso os benefícios pretendidos com o sistema. No presente estudo foram identificados e classificados os benefícios da implementação de um sistema de informação de advanced promotional management numa empresa que opera no setor do retalho alimentar. Para realizar tal foi utilizado o modelo de gestão de benefícios da Cranfield School of Management recorrendo a uma Rede de Dependência de Benefícios. Neste estudo de caso foram realizadas entrevistas a vários utilizadores do sistema para validar os benefícios anteriormente mencionados e identificar novos benefícios não reconhecidos pelo próprio autor do estudo. As entrevistas foram também utilizadas para perceber as dificuldades e limitações sentidas por parte dos colaboradores da empresa na implementação do novo sistema de informação. O estudo foi concluído com a resposta às questões de investigação, onde foi possível retirar que os benefícios identificados foram atingidos. Concluiu-se assim que o uso do sistema de informação na empresa em questão contribuiu para um menor risco na realização das tarefas, para uma melhor qualidade de informação, para a redução do tempo de realização de tarefas e para uma maior diversidade e quantidade de reports e análises.Currently companies have invested more and more in information systems as a part of their strategy and competitive advantage. IS/IT allows us to automate routine tasks giving the time needed to employees to focus on more analytical tasks. It’s not enough for a company to simply have an information system, it’s necessary to have a good implementation model too, to successfully achieve the benefits intended with the system. At the present research were identified and classified the benefits associated with the implementation of a new information system in a food retail company. The model of benefit management of the Cranfield School of Management was applied to the study through the construction of the benefits dependency network. This case study includes information obtained from several interviews to different users of the system with the aim to validate the benefits recognized previously and point new benefits not identified by the researcher. The interviews were also used to identify some difficulties and limitations with this new information system. The study ended with the answer to the research questions, where it was possible to conclude that the identified benefits were achieved. The use of the new information system in the company allowed a lower risk of committing errors doing some tasks, a better quality of information, a reduction of the time of doing some tasks and a greater diversity and number of reports and analysis possible to obtain.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaMaricato, Carolina Gonçalves2022-02-21T21:30:17Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23647porMaricato, Carolina Gonçalves (2021). “Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:50.199686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
title Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
spellingShingle Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
Maricato, Carolina Gonçalves
Sistemas e Tecnologias de Informação
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retalho
Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management
Information Systems and Technologies
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retail
Cranfield School of Management Benefit Management Model
title_short Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
title_full Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
title_fullStr Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
title_full_unstemmed Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
title_sort Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
author Maricato, Carolina Gonçalves
author_facet Maricato, Carolina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Jesualdo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maricato, Carolina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas e Tecnologias de Informação
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retalho
Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management
Information Systems and Technologies
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retail
Cranfield School of Management Benefit Management Model
topic Sistemas e Tecnologias de Informação
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retalho
Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management
Information Systems and Technologies
Customer Relationship Management
Demand Planning
Retail
Cranfield School of Management Benefit Management Model
description Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-02-21T21:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23647
url http://hdl.handle.net/10400.5/23647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maricato, Carolina Gonçalves (2021). “Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131172581670912