Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23647 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_1dbf66affa07ff70790fc701a7914e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de CasoSistemas e Tecnologias de InformaçãoCustomer Relationship ManagementDemand PlanningRetalhoModelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of ManagementInformation Systems and TechnologiesCustomer Relationship ManagementDemand PlanningRetailCranfield School of Management Benefit Management ModelMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente as empresas têm apostado cada vez mais em sistemas de informação como parte da sua estratégia e fator de vantagem competitiva. Os SI/TI permitem automatizar tarefas rotineiras, dando espaço aos colaboradores das empresas para realizarem tarefas de carácter mais analítico. Não basta uma empresa ter um sistema de informação, é necessário que a implementação deste seja feita da forma o mais eficiente possível para alcançar com sucesso os benefícios pretendidos com o sistema. No presente estudo foram identificados e classificados os benefícios da implementação de um sistema de informação de advanced promotional management numa empresa que opera no setor do retalho alimentar. Para realizar tal foi utilizado o modelo de gestão de benefícios da Cranfield School of Management recorrendo a uma Rede de Dependência de Benefícios. Neste estudo de caso foram realizadas entrevistas a vários utilizadores do sistema para validar os benefícios anteriormente mencionados e identificar novos benefícios não reconhecidos pelo próprio autor do estudo. As entrevistas foram também utilizadas para perceber as dificuldades e limitações sentidas por parte dos colaboradores da empresa na implementação do novo sistema de informação. O estudo foi concluído com a resposta às questões de investigação, onde foi possível retirar que os benefícios identificados foram atingidos. Concluiu-se assim que o uso do sistema de informação na empresa em questão contribuiu para um menor risco na realização das tarefas, para uma melhor qualidade de informação, para a redução do tempo de realização de tarefas e para uma maior diversidade e quantidade de reports e análises.Currently companies have invested more and more in information systems as a part of their strategy and competitive advantage. IS/IT allows us to automate routine tasks giving the time needed to employees to focus on more analytical tasks. It’s not enough for a company to simply have an information system, it’s necessary to have a good implementation model too, to successfully achieve the benefits intended with the system. At the present research were identified and classified the benefits associated with the implementation of a new information system in a food retail company. The model of benefit management of the Cranfield School of Management was applied to the study through the construction of the benefits dependency network. This case study includes information obtained from several interviews to different users of the system with the aim to validate the benefits recognized previously and point new benefits not identified by the researcher. The interviews were also used to identify some difficulties and limitations with this new information system. The study ended with the answer to the research questions, where it was possible to conclude that the identified benefits were achieved. The use of the new information system in the company allowed a lower risk of committing errors doing some tasks, a better quality of information, a reduction of the time of doing some tasks and a greater diversity and number of reports and analysis possible to obtain.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaMaricato, Carolina Gonçalves2022-02-21T21:30:17Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23647porMaricato, Carolina Gonçalves (2021). “Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:50.199686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
title |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
spellingShingle |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso Maricato, Carolina Gonçalves Sistemas e Tecnologias de Informação Customer Relationship Management Demand Planning Retalho Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management Information Systems and Technologies Customer Relationship Management Demand Planning Retail Cranfield School of Management Benefit Management Model |
title_short |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
title_full |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
title_fullStr |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
title_sort |
Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso |
author |
Maricato, Carolina Gonçalves |
author_facet |
Maricato, Carolina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Jesualdo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maricato, Carolina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas e Tecnologias de Informação Customer Relationship Management Demand Planning Retalho Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management Information Systems and Technologies Customer Relationship Management Demand Planning Retail Cranfield School of Management Benefit Management Model |
topic |
Sistemas e Tecnologias de Informação Customer Relationship Management Demand Planning Retalho Modelo de Gestão de Benefícios da Cranfield School of Management Information Systems and Technologies Customer Relationship Management Demand Planning Retail Cranfield School of Management Benefit Management Model |
description |
Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-02-21T21:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23647 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maricato, Carolina Gonçalves (2021). “Benefícios da implementação de um sistema de Advanced Promotional Management numa empresa industrial portuguesa: Estudo de Caso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131172581670912 |