Estudo empírico sobre a aprendizagem organizacional (empresa angolana do sector petrolífero)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Teresa Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3033
Resumo: Este trabalho pretende evidenciar a necessidade e oportunidade da implementação da Aprendizagem Organizacional pelas organizações como meio de promover o desempenho, a competitividade e sustentabilidade num canário de mudanças aceleradas impostas ao mercado num ritmo acelerado, onde a globalização, a implementação de metodologias e novas tecnologias na era do conhecimento. A aprendizagem organizacional é um processo mediante o qual as empresas, adquirem e criam informação com a finalidade de transformar em recursos da empresa que permite a organização adaptar à mudança. O fenómeno da aprendizagem organizacional tem sido amplamente investigado, e a sua importância como uma ferramenta de gestão tem sido defendida por muitos autores. Suportado nesta base teórica partiu-se para o estudo empírico da aprendizagem organizacional, com base num instrumento (Questionário das Dimensões da Organização Aprendente) aplicado a diferentes áreas de uma empresa Angolana do sector petrolífero com o objectivo de identificar uma tipologia de aprendizagem organizacional adaptada ao seu caso. Verificou-se que na empresa em estudo ocorre uma aprendizagem organizacional fragmentada, no entanto, notou-se uma tendência para ocorrer uma aprendizagem organizacional hierarquizada. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde novas maneiras de pensar são encorajadas, onde a aspiração colectiva é livre e onde as pessoas estão constantemente a aprender, aprender individualmente e colectivamente.
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