Tipologia da aprendizagem organizacional: estudo empírico numa empresa moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Kátia Denise de Alexandre
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2576
Resumo: O fenómeno da aprendizagem organizacional tem sido amplamente investigado, e a sua importância como uma ferramenta de gestão tem sido defendida por muitos autores. De entre várias teorias desenvolvidas encontramos a teoria caracterizadora da aprendizagem organizacional criada por Fernandes (2007). Esta autora construiu um questionário para identificar tipologias de aprendizagem organizacional e aplicou-o em empresas portuguesas. Esta tese consiste num estudo empírico, onde o questionário desenvolvido por Fernandes (2007) foi aplicado a 70 trabalhadores de uma empresa moçambicana com o objectivo de identificar uma tipologia de aprendizagem organizacional. O questionário mede seis dimensões (gestão dos problemas e erros, gestão da experimentação, gestão da mudança, gestão dos recursos humanos, a perspectiva organizacional e perspectiva sistémica), e catorze subdimensões (abertura da empresa, projecto de empresa, trabalho de equipa, análise dos acontecimentos, meio externo, partilha de feedback, construção de medidas, retenção de ensinamentos, preocupação com os clientes, estimular novas soluções, tratamento de informação, liderança envolvida, formação, selecção e recrutamento). Com base nas respostas dos inquiridos fez-se uma análise estatística das dimensões e subdimensões e uma análise da média global das respostas de todos os inquiridos. Verificou-se que na empresa em estudo ocorre uma aprendizagem organizacional fragmentada, no entanto, também notou-se uma tendência para ocorrer uma aprendizagem organizacional hierarquizada. Estes resultados são importantes para a empresa em análise ter uma visão ampla do modo como a empresa aprende e assim pode melhorar a sua gestão e tirar melhor proveito dos seus recursos humanos.
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