Tipologia da aprendizagem organizacional: estudo empírico numa empresa moçambicana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2576 |
Resumo: | O fenómeno da aprendizagem organizacional tem sido amplamente investigado, e a sua importância como uma ferramenta de gestão tem sido defendida por muitos autores. De entre várias teorias desenvolvidas encontramos a teoria caracterizadora da aprendizagem organizacional criada por Fernandes (2007). Esta autora construiu um questionário para identificar tipologias de aprendizagem organizacional e aplicou-o em empresas portuguesas. Esta tese consiste num estudo empírico, onde o questionário desenvolvido por Fernandes (2007) foi aplicado a 70 trabalhadores de uma empresa moçambicana com o objectivo de identificar uma tipologia de aprendizagem organizacional. O questionário mede seis dimensões (gestão dos problemas e erros, gestão da experimentação, gestão da mudança, gestão dos recursos humanos, a perspectiva organizacional e perspectiva sistémica), e catorze subdimensões (abertura da empresa, projecto de empresa, trabalho de equipa, análise dos acontecimentos, meio externo, partilha de feedback, construção de medidas, retenção de ensinamentos, preocupação com os clientes, estimular novas soluções, tratamento de informação, liderança envolvida, formação, selecção e recrutamento). Com base nas respostas dos inquiridos fez-se uma análise estatística das dimensões e subdimensões e uma análise da média global das respostas de todos os inquiridos. Verificou-se que na empresa em estudo ocorre uma aprendizagem organizacional fragmentada, no entanto, também notou-se uma tendência para ocorrer uma aprendizagem organizacional hierarquizada. Estes resultados são importantes para a empresa em análise ter uma visão ampla do modo como a empresa aprende e assim pode melhorar a sua gestão e tirar melhor proveito dos seus recursos humanos. |
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Tipologia da aprendizagem organizacional: estudo empírico numa empresa moçambicanaAprendizagem organizacionalOrganizações aprendentesTipologias de aprendizagemLearning organizationOrganizational learningTypologies of learningO fenómeno da aprendizagem organizacional tem sido amplamente investigado, e a sua importância como uma ferramenta de gestão tem sido defendida por muitos autores. De entre várias teorias desenvolvidas encontramos a teoria caracterizadora da aprendizagem organizacional criada por Fernandes (2007). Esta autora construiu um questionário para identificar tipologias de aprendizagem organizacional e aplicou-o em empresas portuguesas. Esta tese consiste num estudo empírico, onde o questionário desenvolvido por Fernandes (2007) foi aplicado a 70 trabalhadores de uma empresa moçambicana com o objectivo de identificar uma tipologia de aprendizagem organizacional. O questionário mede seis dimensões (gestão dos problemas e erros, gestão da experimentação, gestão da mudança, gestão dos recursos humanos, a perspectiva organizacional e perspectiva sistémica), e catorze subdimensões (abertura da empresa, projecto de empresa, trabalho de equipa, análise dos acontecimentos, meio externo, partilha de feedback, construção de medidas, retenção de ensinamentos, preocupação com os clientes, estimular novas soluções, tratamento de informação, liderança envolvida, formação, selecção e recrutamento). Com base nas respostas dos inquiridos fez-se uma análise estatística das dimensões e subdimensões e uma análise da média global das respostas de todos os inquiridos. Verificou-se que na empresa em estudo ocorre uma aprendizagem organizacional fragmentada, no entanto, também notou-se uma tendência para ocorrer uma aprendizagem organizacional hierarquizada. Estes resultados são importantes para a empresa em análise ter uma visão ampla do modo como a empresa aprende e assim pode melhorar a sua gestão e tirar melhor proveito dos seus recursos humanos.The phenomenon of learning organizations has been widely investigated, and his importance as management tool has been defended by many authors. This paper will focus on the theory characterized of the learning organization, created by Fernandes (2007). On basis of her theory Fernandes (2007) built a questionnaire to identify typologies of learning organization and applied it in Portuguese companies. This investigation consists of an exploratory study, where the questionnaire developed by Fernandes (2007) was applied to 70 workers of a Mozambican company with the objective to identify a typology of learning organization. The questionnaire measures six dimensions (management of the problems and mistakes, management of the experimentation, management of the change, management of the human resources, the organizational perspective and the systemic perspective), and fourteen sub-dimensions (openness of the enterprise, project of the enterprise, work of team, analysis of the events, external environment, shares of feedback, construction of measures, knowledge retention, concern with the clients, stimulate news solutions, treatment of information, leadership, training, selection and recruitment). On basis of the answers of the participants, we did a statistical analysis of the dimensions, sub dimensions and an analysis of the global mean of the answers of all the participants. We found that in the company occurs a fragmented learning, however, we noticed a tendency to occur a hierarchy learning. These results are important for the enterprise in analysis because it gives a broader view of how well the company learns, so the company can improve his management and take away better advantage of his human resources.2011-04-04T14:42:18Z2011-04-04T00:00:00Z2011-04-042009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2576porMartins, Kátia Denise de Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:47.894780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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