Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012 |
Resumo: | A saúde sempre marcou a História da Educação Física, orientando sua intervenção na escola. Atualmente, essa discussão tem retomado a relevância da abordagem da saúde no espaço escolar, na tentativa de repensar sua inserção como conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física. Nesse contexto nosso objetivo foi analisar a produção acadêmica acerca dos saberes escolares em saúde no campo da Educação Física Escolar. Para isto realizamos um estudo de revisão sistemática com levantamento estatístico descritivo e análise de cunho qualitativo. Definimos o período de 2008-2014 para a coleta de dados, utilizando como base de dados os periódicos da Educação Física do sistema WebQualis da CAPES, os quais foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Constatamos que os estudos que relacionam Educação Física Escolar e Saúde apontam elementos importantes acerca da constituição (seleção, organização e sistematização) dos saberes escolares, ainda que o foco de seus objetos de investigação não tenham sido estes. Reconhecemos que a questão do currículo escolar no âmbito da Educação Física, especialmente em torno dos saberes escolares em saúde, tem se configurado como um campo de investigação potencialmente importante a ser explorado no debate acadêmico dos pesquisadores. |
id |
RCAP_1df4b018879f8f07800189f213213a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-107X2017000200012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisãocurrículosaúdeeducação físicaA saúde sempre marcou a História da Educação Física, orientando sua intervenção na escola. Atualmente, essa discussão tem retomado a relevância da abordagem da saúde no espaço escolar, na tentativa de repensar sua inserção como conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física. Nesse contexto nosso objetivo foi analisar a produção acadêmica acerca dos saberes escolares em saúde no campo da Educação Física Escolar. Para isto realizamos um estudo de revisão sistemática com levantamento estatístico descritivo e análise de cunho qualitativo. Definimos o período de 2008-2014 para a coleta de dados, utilizando como base de dados os periódicos da Educação Física do sistema WebQualis da CAPES, os quais foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Constatamos que os estudos que relacionam Educação Física Escolar e Saúde apontam elementos importantes acerca da constituição (seleção, organização e sistematização) dos saberes escolares, ainda que o foco de seus objetos de investigação não tenham sido estes. Reconhecemos que a questão do currículo escolar no âmbito da Educação Física, especialmente em torno dos saberes escolares em saúde, tem se configurado como um campo de investigação potencialmente importante a ser explorado no debate acadêmico dos pesquisadores.Edições Desafio Singular2017-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012Motricidade v.13 n.spe 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012Oliveira,João PauloPaiva,Andréa Carla deMelo,Marcelo Soares Tavares deBrasileiro,Lívia TenórioJúnior,Marcilio Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:09Zoai:scielo:S1646-107X2017000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:39.002628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
title |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
spellingShingle |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão Oliveira,João Paulo currículo saúde educação física |
title_short |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
title_full |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
title_fullStr |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
title_sort |
Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão |
author |
Oliveira,João Paulo |
author_facet |
Oliveira,João Paulo Paiva,Andréa Carla de Melo,Marcelo Soares Tavares de Brasileiro,Lívia Tenório Júnior,Marcilio Souza |
author_role |
author |
author2 |
Paiva,Andréa Carla de Melo,Marcelo Soares Tavares de Brasileiro,Lívia Tenório Júnior,Marcilio Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,João Paulo Paiva,Andréa Carla de Melo,Marcelo Soares Tavares de Brasileiro,Lívia Tenório Júnior,Marcilio Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo saúde educação física |
topic |
currículo saúde educação física |
description |
A saúde sempre marcou a História da Educação Física, orientando sua intervenção na escola. Atualmente, essa discussão tem retomado a relevância da abordagem da saúde no espaço escolar, na tentativa de repensar sua inserção como conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física. Nesse contexto nosso objetivo foi analisar a produção acadêmica acerca dos saberes escolares em saúde no campo da Educação Física Escolar. Para isto realizamos um estudo de revisão sistemática com levantamento estatístico descritivo e análise de cunho qualitativo. Definimos o período de 2008-2014 para a coleta de dados, utilizando como base de dados os periódicos da Educação Física do sistema WebQualis da CAPES, os quais foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Constatamos que os estudos que relacionam Educação Física Escolar e Saúde apontam elementos importantes acerca da constituição (seleção, organização e sistematização) dos saberes escolares, ainda que o foco de seus objetos de investigação não tenham sido estes. Reconhecemos que a questão do currículo escolar no âmbito da Educação Física, especialmente em torno dos saberes escolares em saúde, tem se configurado como um campo de investigação potencialmente importante a ser explorado no debate acadêmico dos pesquisadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motricidade v.13 n.spe 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137348411195392 |