A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,João Paulo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tenório,Kadja Michele Ramos, Paiva,Andréa Carla de, Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu, Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de, Júnior,Marcilio Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011
Resumo: Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.
id RCAP_cf54312617ae1e1bbd12d4e6c3aaa948
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2017000200011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolarEducação FísicaSaúdeEscolaNeste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.Edições Desafio Singular2017-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011Motricidade v.13 n.spe 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011Oliveira,João PauloTenório,Kadja Michele RamosPaiva,Andréa Carla deRodrigues,Sérgio Luiz CahuOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deJúnior,Marcilio Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:09Zoai:scielo:S1646-107X2017000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:38.956753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
title A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
spellingShingle A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
Oliveira,João Paulo
Educação Física
Saúde
Escola
title_short A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
title_full A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
title_fullStr A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
title_full_unstemmed A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
title_sort A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
author Oliveira,João Paulo
author_facet Oliveira,João Paulo
Tenório,Kadja Michele Ramos
Paiva,Andréa Carla de
Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Júnior,Marcilio Souza
author_role author
author2 Tenório,Kadja Michele Ramos
Paiva,Andréa Carla de
Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Júnior,Marcilio Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,João Paulo
Tenório,Kadja Michele Ramos
Paiva,Andréa Carla de
Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu
Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de
Júnior,Marcilio Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Saúde
Escola
topic Educação Física
Saúde
Escola
description Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.13 n.spe 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137348410146816