Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Inês Isabel Matias Trigo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10228
Resumo: Este relatório reflete o percurso de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um requisito parcial para obtenção do grau de mestre. Ao longo da formação inicial adquiriram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação que possibilitaram o desenvolvimento de práticas sustentadas, contextualizadas e significativas, enquadradas no paradigma socio construtivista. Desta forma, durante as práticas foi possível apropriar-se de saberes teóricos e mobilizá-los em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. A metodologia de investigação-ação integra as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão e deteve também um papel preponderante no processo de aprendizagem da mestranda, tendo sido utilizada de forma cíclica. Com efeito, procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para as diferentes crianças e que lhes permitissem serem construtoras ativas do seu próprio conhecimento, numa perspetiva holística do desenvolvimento da criança. Em conformidade, os estágios desenvolvidos em ambos os contextos permitiram a construção de um perfil profissional duplo, através do desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, aliadas a processos colaborativos e reflexivos.
id RCAP_1dfbbbb3dccd6fcfc4d6adf94a7ce9ff
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioEducaçãoMetodologia de Investigação-AçãoColaboraçãoPerfil DuploEducationInvestigation-Action MethodologyCollaborationDouble ProfileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório reflete o percurso de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um requisito parcial para obtenção do grau de mestre. Ao longo da formação inicial adquiriram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação que possibilitaram o desenvolvimento de práticas sustentadas, contextualizadas e significativas, enquadradas no paradigma socio construtivista. Desta forma, durante as práticas foi possível apropriar-se de saberes teóricos e mobilizá-los em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. A metodologia de investigação-ação integra as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão e deteve também um papel preponderante no processo de aprendizagem da mestranda, tendo sido utilizada de forma cíclica. Com efeito, procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para as diferentes crianças e que lhes permitissem serem construtoras ativas do seu próprio conhecimento, numa perspetiva holística do desenvolvimento da criança. Em conformidade, os estágios desenvolvidos em ambos os contextos permitiram a construção de um perfil profissional duplo, através do desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, aliadas a processos colaborativos e reflexivos.The present report reflects the education journey maid in the curricular modules of Supervised Educational Practice in the fields of Preschool and 1st Grade Education which are a part of the Masters Degree in Preschool and 1st Grade Education, being a partial requirement for the Masters Degree accomplishment. Throught this initial process were acquired scientific, pedagogical, educational and investigational knowledge’s that provided the development of practices that were sustainably proven and meaningful in the socio-constructivist paradigm. During these practices was possible to gather the teorical information and apply it in real life context, developing an inquiring and reflective attitude. The investigation-action methodology integrates the following stages, observation, planning, action, evaluation, reflection and had a preponderant role in the master’s learning process applied in a cyclical way. Thereby, that was a purpose of developing practices that promoted meaningful and real learning for all the children that helped them acquired knowledge that allowed them to be active and self sufficient in a holistic perspective. As a result, the stages developed in both contexts allowed the construction of a double profile, through the development of personal and professional skills that were blended with collaborative and reflexive processesInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLourenço, Inês Isabel Matias Trigo2017-08-30T14:11:07Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10228TID:201735610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Lourenço, Inês Isabel Matias Trigo
Educação
Metodologia de Investigação-Ação
Colaboração
Perfil Duplo
Education
Investigation-Action Methodology
Collaboration
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Lourenço, Inês Isabel Matias Trigo
author_facet Lourenço, Inês Isabel Matias Trigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Inês Isabel Matias Trigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologia de Investigação-Ação
Colaboração
Perfil Duplo
Education
Investigation-Action Methodology
Collaboration
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Metodologia de Investigação-Ação
Colaboração
Perfil Duplo
Education
Investigation-Action Methodology
Collaboration
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório reflete o percurso de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um requisito parcial para obtenção do grau de mestre. Ao longo da formação inicial adquiriram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação que possibilitaram o desenvolvimento de práticas sustentadas, contextualizadas e significativas, enquadradas no paradigma socio construtivista. Desta forma, durante as práticas foi possível apropriar-se de saberes teóricos e mobilizá-los em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. A metodologia de investigação-ação integra as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão e deteve também um papel preponderante no processo de aprendizagem da mestranda, tendo sido utilizada de forma cíclica. Com efeito, procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para as diferentes crianças e que lhes permitissem serem construtoras ativas do seu próprio conhecimento, numa perspetiva holística do desenvolvimento da criança. Em conformidade, os estágios desenvolvidos em ambos os contextos permitiram a construção de um perfil profissional duplo, através do desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, aliadas a processos colaborativos e reflexivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30T14:11:07Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10228
TID:201735610
url http://hdl.handle.net/10400.22/10228
identifier_str_mv TID:201735610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302323535544320