Dois modelos de avaliação de desempenho docente: perceções dos seus protagonistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rola, Maria Madalena Agostinho Lagarto de Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13268
Resumo: A avaliação do desempenho docente a partir de 2007, com a alteração do Estatuto da Carreira Docente, iniciou um percurso de mudança e transformação, marcado pela incerteza e contestação por parte dos docentes e seus dirigentes. Com a aplicação do Decreto-regulamentar n.º 2/2008, de 10 de janeiro, os docentes ocuparam papéis distintos: o de avaliador e de avaliado. Desde essa altura, até aos dias de hoje, sucederam-se uma série de alterações chegando-se ao atual modelo de avaliação, o Decreto-regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro. Este estudo, inserido no paradigma interpretativo, com recurso a uma metodologia qualitativa, visa comparar os dois decretos regulamentares supracitados, e através de entrevistas semiestruturadas a docentes avaliados e avaliadores, pretende conhecer as suas perceções relativamente aos dois modelos de avaliação. Dos resultados obtidos concluímos que os professores consideram a avaliação do desempenho docente necessária. Comparativamente, os dois decretos regulamentares não oferecem diferenças significativas, quer em termos procedimentais, quer de conteúdo, sendo a sua aceitação igualmente baixa. A falta de formação dos avaliadores, a burocracia e a existência de quotas, foram os aspetos negativos mais apontados em ambos os modelos; Abstract: Two Models of Teacher Perfomance Assessment: Perceptions of the Protagonists The evaluation of teacher performance from 2007, with the amendment of the Teaching Career Statute, began a journey of change and transformation, marked by uncertainty and contestation on the part of teachers and leaders. With the implementation of Decree n. º 2/2008, from January 10, teachers occupied distinct roles: evaluator and evaluated. Since then until the present day, followed by a series of changes is coming to the current assessment model, Decree n. º 26/2012 from February 21. This study, set in the interpretive paradigm, using a qualitative methodology aims to compare the two aforementioned regulatory decrees, and the teachers through semi-structured interviews assessed and assessors, want to know their perceptions regarding the two assessment models. From our results we conclude that teachers consider the evaluation of teacher performance required. Comparatively, the two decrees regulations do not offer significant differences either in terms procedural or content, and also lower their acceptance. The lack of training of evaluators, the bureaucracy and the existence of quotas, were the most frequently mentioned negative aspects in both models.
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