Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Andreia Patrícia Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4433
Resumo: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
id RCAP_1e084655928b361aee334e6775100114
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º cicloApoio entre paresAvaliaçãoBem-estarCompetências sociaisCrianças do 1º cicloDesenvolvimento pessoalIntervençãoMentoriaPsicomotricidadeQualidade de vidaMestrado em Reabilitação PsicomotoraO presente trabalho foi constituído por dois artigos. O primeiro constitui numa revisão empírica sobre mentoria, identificando objectivos, modelos de formação, população-alvo, benefícios dos programas assim como, uma adaptação de um modelo de formação de mentoria dirigido a crianças do 1º ciclo, que visa a promoção do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, do bem-estar e qualidade de vida, enfatizando o papel da intervenção psicomotora nesta formação. O segundo artigo, descreve um estudo de carácter quasi-experimental, que teve como objectivo a análise do impacto do programa de formação. A amostra consistiu em 20 crianças do 1º ciclo, entre os 8 e os 11 anos, que foram distribuídas em grupo de controle e experimental. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados em dois momentos (pré e pos formação de mentoria) foram o Kidscreen-27 (Ravens-Sieberer et al., 2001), a Escala de Competências Sociais e Ajustamento Escolar de Walker-McConnell (Walker & McConnell, 1995), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Port) (Goodman et. al, 1998). Além desta avaliação, foi construído e aplicado um Questionário de Avaliação Final do Mentor. Os resultados obtidos foram analisados mediante o teste não paramétrico de Wilkoxon, não se evidenciando mudanças significativas ao nível da percepção bem-estar e qualidade de vida. As diferenças significativas obtidas situaram-se ao nível de uma maior percepção de dificuldades e num melhor ajustamento social ao nível da percepção pelos professores e pelos colegas. Os dados qualitativos apontam para um modelo de formação de mentoria de apoio entre pares bem aceite, bem como para um processo de relação genericamente positivo entre crianças de 1ºciclo e de Jardim-de-Infância após a formação e o apoio entre pares implementado.Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaLuís, Andreia Patrícia Oliveira20112012-06-15T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:05.591766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
title Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
spellingShingle Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
Luís, Andreia Patrícia Oliveira
Apoio entre pares
Avaliação
Bem-estar
Competências sociais
Crianças do 1º ciclo
Desenvolvimento pessoal
Intervenção
Mentoria
Psicomotricidade
Qualidade de vida
title_short Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
title_full Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
title_fullStr Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
title_full_unstemmed Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
title_sort Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
author Luís, Andreia Patrícia Oliveira
author_facet Luís, Andreia Patrícia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Andreia Patrícia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio entre pares
Avaliação
Bem-estar
Competências sociais
Crianças do 1º ciclo
Desenvolvimento pessoal
Intervenção
Mentoria
Psicomotricidade
Qualidade de vida
topic Apoio entre pares
Avaliação
Bem-estar
Competências sociais
Crianças do 1º ciclo
Desenvolvimento pessoal
Intervenção
Mentoria
Psicomotricidade
Qualidade de vida
description Mestrado em Reabilitação Psicomotora
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4433
url http://hdl.handle.net/10400.5/4433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130997106671616