Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4433 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
id |
RCAP_1e084655928b361aee334e6775100114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4433 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º cicloApoio entre paresAvaliaçãoBem-estarCompetências sociaisCrianças do 1º cicloDesenvolvimento pessoalIntervençãoMentoriaPsicomotricidadeQualidade de vidaMestrado em Reabilitação PsicomotoraO presente trabalho foi constituído por dois artigos. O primeiro constitui numa revisão empírica sobre mentoria, identificando objectivos, modelos de formação, população-alvo, benefícios dos programas assim como, uma adaptação de um modelo de formação de mentoria dirigido a crianças do 1º ciclo, que visa a promoção do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, do bem-estar e qualidade de vida, enfatizando o papel da intervenção psicomotora nesta formação. O segundo artigo, descreve um estudo de carácter quasi-experimental, que teve como objectivo a análise do impacto do programa de formação. A amostra consistiu em 20 crianças do 1º ciclo, entre os 8 e os 11 anos, que foram distribuídas em grupo de controle e experimental. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados em dois momentos (pré e pos formação de mentoria) foram o Kidscreen-27 (Ravens-Sieberer et al., 2001), a Escala de Competências Sociais e Ajustamento Escolar de Walker-McConnell (Walker & McConnell, 1995), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Port) (Goodman et. al, 1998). Além desta avaliação, foi construído e aplicado um Questionário de Avaliação Final do Mentor. Os resultados obtidos foram analisados mediante o teste não paramétrico de Wilkoxon, não se evidenciando mudanças significativas ao nível da percepção bem-estar e qualidade de vida. As diferenças significativas obtidas situaram-se ao nível de uma maior percepção de dificuldades e num melhor ajustamento social ao nível da percepção pelos professores e pelos colegas. Os dados qualitativos apontam para um modelo de formação de mentoria de apoio entre pares bem aceite, bem como para um processo de relação genericamente positivo entre crianças de 1ºciclo e de Jardim-de-Infância após a formação e o apoio entre pares implementado.Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaLuís, Andreia Patrícia Oliveira20112012-06-15T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:05.591766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
title |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
spellingShingle |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo Luís, Andreia Patrícia Oliveira Apoio entre pares Avaliação Bem-estar Competências sociais Crianças do 1º ciclo Desenvolvimento pessoal Intervenção Mentoria Psicomotricidade Qualidade de vida |
title_short |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
title_full |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
title_fullStr |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
title_sort |
Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo |
author |
Luís, Andreia Patrícia Oliveira |
author_facet |
Luís, Andreia Patrícia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís, Andreia Patrícia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apoio entre pares Avaliação Bem-estar Competências sociais Crianças do 1º ciclo Desenvolvimento pessoal Intervenção Mentoria Psicomotricidade Qualidade de vida |
topic |
Apoio entre pares Avaliação Bem-estar Competências sociais Crianças do 1º ciclo Desenvolvimento pessoal Intervenção Mentoria Psicomotricidade Qualidade de vida |
description |
Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-06-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4433 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130997106671616 |