O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1814 |
Resumo: | O nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos. |
id |
RCAP_1e0fe68d19b0b2807eed6a60151765e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEBProcesso de escritaMetacogniçãoO nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos.Our study aims the validation of models to explain the teaching-learning of Writing as a process unlikely the ancient perspective which explains it as a product. Therefore, it requires different and differentiate teaching strategies where the student is an active constructor of the knowledge. Through exercises of written production, with and without plan, done by students of a 4th form class of our school, we will try to find some aspects which will take us to the certainty that, it is essential to teach students to think, or rather to stir up mechanisms of knowledge which allow them to produce their texts afterwards.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCorreia, Cláudia Alves2014-06-06T17:45:21Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:35.605775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
title |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
spellingShingle |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB Correia, Cláudia Alves Processo de escrita Metacognição |
title_short |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
title_full |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
title_fullStr |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
title_full_unstemmed |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
title_sort |
O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB |
author |
Correia, Cláudia Alves |
author_facet |
Correia, Cláudia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Cláudia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de escrita Metacognição |
topic |
Processo de escrita Metacognição |
description |
O nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05 2010-05-01T00:00:00Z 2014-06-06T17:45:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1814 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136335108243456 |