O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Cláudia Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1814
Resumo: O nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos.
id RCAP_1e0fe68d19b0b2807eed6a60151765e7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEBProcesso de escritaMetacogniçãoO nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos.Our study aims the validation of models to explain the teaching-learning of Writing as a process unlikely the ancient perspective which explains it as a product. Therefore, it requires different and differentiate teaching strategies where the student is an active constructor of the knowledge. Through exercises of written production, with and without plan, done by students of a 4th form class of our school, we will try to find some aspects which will take us to the certainty that, it is essential to teach students to think, or rather to stir up mechanisms of knowledge which allow them to produce their texts afterwards.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCorreia, Cláudia Alves2014-06-06T17:45:21Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:35.605775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
title O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
spellingShingle O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
Correia, Cláudia Alves
Processo de escrita
Metacognição
title_short O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
title_full O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
title_fullStr O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
title_full_unstemmed O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
title_sort O processo de escrita: estratégias pedagógicas em contextos de 1º CEB
author Correia, Cláudia Alves
author_facet Correia, Cláudia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Cláudia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de escrita
Metacognição
topic Processo de escrita
Metacognição
description O nosso estudo pretende validar modelos que explicam o ensino-aprendizagem da Escrita, como processo, contrariamente a perspectivas antigas que o explicam como produto. Assim sendo, requer um ensino com estratégias diferentes e diferenciadas, onde o aluno é tido como um construtor activo do saber. Através de exercícios de produção escrita, sem planificação e com planificação, produzidos pelos alunos de uma turma de 4º ano da nossa escola, tentaremos encontrar aspectos que nos levem à certeza de que se torne fundamental ensinar os nossos alunos a pensar, ou seja, a activar mecanismos de activação do conhecimento para, posteriormente, produzirem os seus textos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
2014-06-06T17:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1814
url http://hdl.handle.net/10400.6/1814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335108243456