Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Andreia Filipa Cadete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28071
Resumo: No decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório.
id RCAP_f33e897c86064f89e8fa437d328104b8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEBEscrita CriativaProcesso da EscritaMateriais DidáticosEnsino Básico 2º CicloNo decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumCorreia, Andreia Filipa Cadete2019-03-14T12:19:26Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28071202180204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.923657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
title Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
spellingShingle Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
Correia, Andreia Filipa Cadete
Escrita Criativa
Processo da Escrita
Materiais Didáticos
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
title_full Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
title_fullStr Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
title_full_unstemmed Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
title_sort Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
author Correia, Andreia Filipa Cadete
author_facet Correia, Andreia Filipa Cadete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Andreia Filipa Cadete
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Criativa
Processo da Escrita
Materiais Didáticos
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Escrita Criativa
Processo da Escrita
Materiais Didáticos
Ensino Básico 2º Ciclo
description No decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T12:19:26Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28071
202180204
url http://hdl.handle.net/10400.26/28071
identifier_str_mv 202180204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028367151104